Mercedes transforma EQC numa espécie de “big foot”

Mercedes-EQC 4x4² Concept View Gallery 29 photos

Versão 4X4² do SUV elétrico tem eixos de portal e pneus de TT. É, para já, um exemplar único.

A Mercedes-Benz resolveu aplicar ao insuspeito EQC a receita do G500 4X4² (lançado há cinco anos) e pelo protótipo E400 All-Terrain 4X4² de 2017, dando ao SUV elétrico ares de “big foot”. Neste que é para já “one-off” aventureiro, a altura ao solo cresceu de 153 mm para 293 mm – mais 153 mm que o EQC normal e quase 58 mm a mais que o Classe G normal. Esta vantagem permite que o EQC 4×4² seja capaz de incursões a vau até 40 cm (mais 15 cm do que o modelo de fábrica). Tal como sucede com o irmão G, este EQC “radical” possui eixos multibraços de portal – o que significa que o eixo de transmissão não corre na mesma linha que o cubo da roda, mas um pouco acima deste. O reforço da capacidade para incursões fora de estrada deste EQC 4×4² possibilita um ângulo de ataque de 31,8 graus, um ângulo de saída de 33 graus e um ângulo ventral de 24,2 graus. Para o efeito, este “monstro” vem equipado com pneus de TT com 20 polegadas, de medida 285/50 R20. Todos estes ajustes técnicos, obrigaram a Mercedes-Benz a alargar as cavas das rodas. Ao todo este EQC é 200 mm mais largo, o que lhe confere um aspeto mais imponente.

A Mercedes-Benz aproveitou ainda este protótipo para estrear um sistema acústico específico, que emite som por dentro e por fora. Os faróis passam também a ter a função de altifalantes. O som emitido é influenciado por vários parâmetros, incluindo a posição do pedal do acelerador, velocidade e a taxa de recuperação de energia.

O sistema propulsor deste exemplar único é o mesmo do EQC 400 de fábrica, que é formado por dois motores a debitarem 408 cv, alimentados por uma bateria de 80 kWh.

Deixe uma resposta

*