Datsun 280ZX de Paul Newman está à venda

Datsun 280ZX View Gallery 8 photos

Este exemplar venceu o Campeonato Nacional Americano (SCCA) na categoria C-produção em 1979.

A paixão pelo desporto automóvel é transversal a todo o tipo de personalidades, incluindo às “estrelas” do cinema. Como tal, é relativamente comum atores de Hollywood apostarem numa carreira relacionada com automobilismo. É o caso de Paul Newman que, para além de simplesmente participar, tinha o hábito de vencer essas competições. Agora, um dos modelos em que obteve mais sucesso, o Datsun 280ZX, está a ser vendido num concessionário norte-americano.

Vencedor do Campeonato Nacional Americano (SCCA) na categoria C-produção em 1979, este exemplar com o número de chassis #1000266 da equipa Bob Sharp Racing arrecadou o primeiro lugar do pódio em sete provas e estabeleceu um novo recorde da volta mais rápida em duas delas. Mais tarde, acabaria por ser vendido a uma equipa de competição privada que o utilizou ao longo de vários anos. Após o final da sua “carreira” desportiva, foi restaurado respeitando os parâmetros originais e recebeu o icónico esquema de pintura vermelho, branco e azul.

O carro participou recentemente no Lime Rock Vintage Festival e mostrou-se num estado absolutamente imaculado. Entretanto foi colocado à venda no concessionário norte-americano “Motorcar Classics” por um valor a rondar os 5,9 milhões de euros. Vem acompanhado de documentos que comprovam o seu historial e inclui um poster e uma miniatura à escala 1/24.

Deixe um comentário

*