BRM está a preparar recriações do histórico Type 15

BRM Type 15 View Gallery 7 photos

Sobreviveu apenas um exemplar deste Fórmula 1 britânico que competiu nos anos 1950.

Com o objetivo de realçar que as velhas glórias não pertencem somente ao passado, a British Racing Motors (BRM) anunciou que está a preparar a construção de três novas recriações de um Fórmula 1 dos anos 1950 conhecido por Type 15. Uma vez que o construtor não produz automóveis desde os anos 70, foi assinada uma parceria com a empresa de restauros “Hall and Hall” que facultará as instalações necessárias.

Segundo os responsáveis pelo projeto, as três novas unidades serão produzidas tendo em conta todas as especificações dos exemplares originais. Para tal, os engenheiros vão recolher informações a partir de 20 mil desenhos e 5 mil plantas originais do Type 15. Desta forma, os modelos serão equipados com um motor V16 de 1,5 litros que debita cerca de 599 cv de potência e alcança as 12,000 rpm transmitidas às rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco velocidades. Como acrescento, tal como os modelos originais, serão equipados com braços dianteiros estilo Porsche e uma suspensão traseira com eixo De Dion. Cada recriação vai ser construída em volta de um chassis fabricado em aço que proporcionará um peso total de 736 kg.

Atualmente existe apenas um exemplar do Type 15 conservado pelo seu proprietário como uma autêntica peça de museu. De realçar que a primeira unidade a sair da fábrica ficará nas mãos de John Owen, o filho do anterior líder da equipa, Sir Alfred Owen, que já faleceu. Quanto aos outros dois exemplares, a BRM refere que já está a receber pedidos de alguns interessados e tem uma única exigência: deverão ter a intenção de conduzir os seus modelos.

Deixe uma resposta

*