Naran prepara hiper coupé de quatro lugares com 1062 cv

Naran Hyper Coupe View Gallery 15 photos

O modelo inspirado nos GT3 conta debaixo do capot com um motor V8 biturbo derivado da competição.

Sediada em Londres (no Reino Unido), a Naran Automotive é uma start-up fundada em 2017 por Amir Naran, um empresário de 34 anos nascido no Zimbabué que fez fortuna com a empresa de aluguer de jatos privados Vimana. Com as vendas de aviões a crescerem a um ritmo de 250% por ano, Naran quer agora cumprir um dos seus sonhos de criança e aventurou-se na construção de um supercarro de luxo, o Hyper Coupé. Naran quer seguir os passos de Horacio Pagani e criar um fabricante reconhecido dentro dos hipercarros. Para o efeito, recorreu ao antigo engenheiro da Jaguar Land Rover, Steve Pegg, que ficará encarregue do desenvolvimento do novo carro. O design ficou a cargo de Jowyn Wong, autor entre outros do Apollo Intensa Emozione e do De Tomado P72. Por fim, para afinar o chassis do Hyper Coupé, Naran apostou em Daniel Mensa, que recentemente trabalhou no hipercarro chinês NIO EP9. Além disso, a Naran Automotive associou-se a parceiros de peso, tais como a EY3 Engineering e a Racing Dynamics, especialistas em componentes e na preparação de carros.

O Hyper Coupé, cujas primeiras imagens já pode consultar na galeria, é um modelo de 2+2 lugares pode receber o nome que o cliente quiser – como é habitual acontecer nos iates de luxo – e acionar um extenso leque de opções de personalização. Este hipercarro, que mistura o conceito de um gran turismo com o de um hipercarro de competição – próximo de propostas como o Aston Martin DBS Superleggera e do Ferrari 812 Superfast -, possui um desenho aerodinâmico e conta com um chassis herdado do BMW Série 8, com vários reforços adicionais. Debaixo do capot deste modelo de tração às quatro rodas está um motor V8 5.0 biturbo (baseado no bloco V8 4.4 dos BMW M5 e M8) de colocação dianteira herdado da competição capaz de debitar 1062 e 1036 Nm às 3000 rpm, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF – que permite enviar a potência apenas para o eixo traseiro. Prometendo uma experiência de condução visceral, o coupé conta com uma suspensão de triângulos sobrepostos, uma direção eletro-hidráulica, amortecedores da Öhlins com quatro níveis de ajuste, jantes de 22 polegadas em carbono e alumínio e travões carbocerâmicos da AP Racing com discos de 390 mm feitos originalmente para corridas de resistência. Com cerca de 1620 kg, este Hyper Coupé anuncia acelerações de 0 a 97 km/h em 2,5 segundos, 0-161 km/h em 4,5 segundos e 0-322 km/h em 16,5 segundos.

Depois de um ano a trabalhar intensamente no seu centro de pesquisa e desenvolvimento localizado em Coventry (no Reino Unido), onde em breve realizará um “shakedown” do carro, um dos passos seguintes é levar o Hyper Coupé para testes em Nürburgring (na Alemanha) e quem sabe bater um recorde de velocidade. As simulações indicam que o carro munido com pneus Pirelli Trofeo R consegue cumprir uma volta em 7 minutos e 40 segundos, gerando mais de 400 kg de “downforce”.

O novo modelo da Naran terá uma produção limitada a 49 unidades na fábrica da Racing Dynamics na Aachen (na Alemanha) – a um ritmo de mais de duas unidades por mês. O valor de acesso é 1 milhão de euros. As primeiras entregas estão previstas para 2022.

Deixe um comentário

*