Jaguar F-Pace SVR está mais rápido e mais luxuoso

Jaguar F-Pace SVR View Gallery 22 photos

SUV desportivo de 550 cv surge com melhor capacidade de aceleração, além de aprimoramento dos sistemas da direção e travagem.

A Jaguar atualizou a versão de topo do F-Pace, o SVR, cujas primeiras unidades serão entregues no início do próximo ano. Os preços em Portugal começam nos 158.915 euros. A receita do SUV de alta performance mantem-se com o motor V8 5.0 com compressor a debitar 550 cv, mas agora com 700 Nm (mais 20 Nm do que antes), acoplado a uma caixa automática de oito velocidades com conversor de binário idêntica à do XE SV Project 8 e com um sistema de tração integral ligado a um diferencial traseiro ativo controlado eletronicamente. As prestações melhoraram muito por via da nova função Dynamic Launch: a velocidade máxima agora é 287 km/h (4 km/h mais rápido do que antes) e a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser cumprida em 3,8 segundos (0,3 seg. mais lesto face ao antecessor).

Contudo, os engenheiros da marca britânica operaram também importantes modificações com vista a melhorar a dinâmica deste F-Pace SVR, a começar por mudanças na parametrização da direção, que responde de forma mais direta em curva. Os travões também ganharam novos discos e a inclusão da tecnologia Integrated Power Booster permite uma resposta mais imediata no pedal do acelerador. A isso junta uma nova afinação do sistema de amortecimento adaptativo a velocidades mais baixas, com vista a melhorar o conforto.

No menu estão ainda algumas mudanças estéticas, nomeadamente novas entradas de ar concebidas para melhorar o arrefecimento do motor e dos travões. Apesar do aspeto exterior não parecer ter sofrido mutas alterações, há novos faróis mais afilados e novos elementos decorativos nos cantos no para-choques. Com efeito, a nova frente foi especialmente desenvolvida com vista a reduzir o efeito de sustentação positiva (vulgo “lift”) em 35%, segundo a marca. Além disso, o perfil aerodinâmico é 3% mais eficiente. Atrás, os farolins e os para-choques também foram redesenhados.

Por dentro, o SUV tornou-se ainda mais luxuoso. Destaque para a inclusão do novo sistema de infotainment Pivi Pro com ecrã de 11,4 polegadas (em substituição do de 10”) e que permite atualizações “over the air”, e um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Realce ainda para os revestimentos de série em imitação de pele (com couro em opção), volante com patilhas e comandos redesenhados, nomeadamente o punho da caixa.

Deixe um comentário

*