Dodge Shelby Omni GLHS de Carroll Shelby vai a leilão

Dodge Shelby Omni GLHS View Gallery 18 photos

Foram produzidos apenas 500 exemplares deste modelo desenvolvido como um rival do Golf GTI.

Mesmo sendo habitualmente associado a automóveis concebidos pela Ford, a verdade é que Carroll Shelby também trabalhou para outras marcas. Eis que agora, um dos desportivos mais interessantes que alguma vez produziu, o Dodge Shelby Omni GLHS, foi colocado em leilão. Surpreendentemente, o modelo que pode observar nas imagens é precisamente a unidade que pertenceu ao falecido piloto norte-americano durante vários anos.

Originalmente desenvolvido como um rival do Volkswagen Rabbit GTI (a designação norte-americana para o Golf), o Shelby Omni GLHS receberia um motor 2.2 de quatro cilindros em linha que debitava 177 cv de potência graças a um novo intercooler e a um turbo Garrett de maiores dimensões. O resultado era um pequeno utilitário que conseguia acelerar dos 0-96 km/h em apenas 6,5 segundos, valores genuinamente impressionantes para a época. Talvez por essa razão, tenha herdado a sigla GLHS que significava “Go Like Hell S’more” (traduzido por algo como “é ainda mais rápido”). Dadas as suas características, Carroll Shelby optaria por fabricar somente 500 exemplares, todos pintados no tom preto e com um interior cinzento.

Esta unidade mantém todos os parâmetros originais da versão de produção, incluindo os autocolantes no exterior e pormenores no interior. Para além disso, percorreu apenas 13 mil quilómetros desde que saiu de fábrica e até já recebeu um prémio no Concurso de Elegância de Milwaukee. Prepara-se agora para ser leiloado pela Mecum Auctions num evento que está a ter lugar em Kissimmee, nos Estados Unidos da América, entre os dias 7 e 16 de janeiro. Deverá ser arrematado por um valor entre os 41 mil e os 61 mil euros.

Deixe uma resposta

*