Ford confirma nova F-150 Raptor com motor V8

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Variante da pick-up com cunho da Ford Performance terá versão Raptor R com mais de 700 cv.

A Ford apresentou a nova geração (a 14ª) da F-150 no verão passado. E tal sucedeu com a sua antecessora, a nova pick-up – que se prevê continue a ser o “best-seller” em terras do Tio Sam – terá uma variante de cunho desportivo F-150 Raptor. Ao contrário do que acontece com a Ranger Raptor, esta versão da pick-up “full-size” desenvolvida pela Ford Perfomance não estará disponível na Europa. O novo modelo foi totalmente redesenhado, mantendo um “look” agressivo, que segundo a marca da Oval Azul é inspirado nos aviões-caça. Esta Raptor é facilmente reconhecível pelo capot ventilado, grelha preta com o “lettering” Ford e assinatura luminosa específica com três tiras em LED. Realce ainda para as entradas de ar adicionais, farolins redesenhados e para-choques reconfigurados (na traseira com dupla ponteira de escape ativo) e tampa da mala com um novo formato. Debaixo do capot figura o já conhecido motor V6 3.5 biturbo (previsivelmente mantendo os 456 cv e 692 Nm da geração anterior), acoplado a uma caixa automática de dez velocidades. Contudo, a Ford revelou que lançará em 2022 uma variante inédita Raptor R, equipada com um motor V8 – provavelmente o 5.2 com compressor “emprestado” do Mustang Shelby GT500.

Nesta nova F-150 Raptor convencional, o diferencial traseiro é de série, sendo que o diferencial Torsen dianteiro é opcional. O mais importante é a inclusão de uma suspensão traseira totalmente nova, com cinco braços (uma configuração com molas helicoidais da Fox Live Valve e barra Panhard desenhada especificamente para esta versão). A pick-up “extrema” está disponível pela primeira vez com pneus de medida 35 ou 37” (BF Goodrich All-Terrain T/A KO2), anunciado um ângulo de ataque de 33,1 graus, ventral de 24,4 graus e de saída de 24,9 graus. A capacidade de carga útil aumentou face à geração anterior para 550 kg e a capacidade de reboque para 3719 kg (mais 90 kg o que antes). A nova Raptor tem sete modos de condução à disposição: Slippery, Tow/Haul, Sport, Normal, Off Road, Baja e Rock Crawl – que afetam a calibração da direção, distribuição do binário, controlo de estabilidade, amortecimento, caixa de velocidades, entre outros parâmetros. À disposição está a nova função Trail 1-Pedal Drive, que permite utilizar apenas o pedal do acelerador em terrenos mais complicados, ativando automaticamente os travões sempre que o condutor larga o pedal do acelerador.

Por dentro, o painel de instrumentos digital e o sistema de infotainment Sync 4 com ecrã de 12 polegadas são incluídos de fábrica, dispondo de atualizações “over the air” e ligação sem fios ao smartphone. O sistema de som foi desenvolvido pela Bang & Olufsen. Há também novos acabamentos e materiais (em alumínio de série ou fibra de carbono em opção), compartimentos de arrumação e um volante com patilhas e marca das 12h. Em opção, há bancos Recaro à frente.

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