Ferrari 348 GT Competizione Michelotto vai a leilão

Ferrari 348 GT Competizione Michelotto View Gallery 12 photos

Raro modelo de corridas (que nunca chegou a competir oficialmente…) possui um motor V8 3.4 modificado.

O 348 é um dos modelos mais criticados da marca de Maranello, sobretudo pelo comportamento dinâmico abaixo do habitual – a ponto de, alegadamente, alguns administradores da Fiat o terem recusado quando lhes foi oferecido. Como se isso não bastasse, é um dos Ferrari com menos valor junto dos colecionadores no mercado de usados, o que faz dele também um dos mais baratos. Uma das derivações do 348 foi um modelo de corridas – não confundir com o bem menos exuberante 348 Challenge que disputou um troféu monomarca com mesmo nome. Destinado a competições de resistência para ambos os lados do Atlântico, este 348 GT Competizione foi limitado a 50 unidades, tendo recebido várias modificações ao nível do chassis e um motor V8 3.4 F119H naturalmente aspirado de 320 cv.

Contudo, existia uma versão ainda mais rara e específica, desenvolvida pela Michelotto, limitada a apenas 11 exemplares, munida de uma configuração ainda mais agressiva e “performance” mais apurada. Esta variante era mais leve e tinha um motor reprogramado capaz de chegar aos 360 cv. As mudanças incluíam ainda uma suspensão com uma geometria completamente nova, amortecedores da Koni, jantes Magnesium Speedline, semi-eixos herdados do F40, janelas em policarbonato Lexan e um sistema de travagem de alto desempenho da Brembo com discos perfurados. A Michelotto (especialista que já tinha trabalhado o F40) incorporou vários elementos com vista à homologação do modelo, incluindo um arco de segurança, extintor, vários botões para cortar a corrente, além de bacquets da Momo. Esteticamente, o modelo da Michelotto é praticamente idêntico ao Competizione convencional.

A unidade que agora vai a leilão é uma das quatro destinadas aos EUA e foi comprada por um cliente privado que utilizou este 348 GT Competizione da Michelotto apenas em “track days”. Com o falecimento do piloto há alguns anos, a sua coleção vai agora ser leiloada. Este modelo de 1994 percorreu apenas 3500 km. Em 2019, a caixa de velocidades foi reconstruída e foram acrescentadas novas correias dentadas. Vai ser leiloado em Paris a 13 de fevereiro. Estima-se que possa ser arrematado entre 250 e 290 mil euros.

Deixe um comentário

*