Protótipo especial do Porsche 959 foi recuperado

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Esta peça única foi um presente de Dr. Wolfgang Porsche a Helmuth Boot, o engenheiro responsável pelo 959.

O museu Brumos Porsche foi inaugurado no início de 2020 e acolhe uma das coleções privadas mais importantes da marca de Zuffenhausen em todo o mundo. Trata-se de uma coleção pertencente à família proprietária de um concessionário famoso por também ter uma equipa de competição – e uma das equipas privadas com melhor palmarés, tendo conquistado quatro triunfos nas 24 Horas de Daytona. De modo a promover as suas novas instalações em Jacksonville (Florida, EUA) e dar a conhecer a sua coleção, a Brumos mostrou um dos exemplares mais preciosos que tem na sua posse. O modelo em questão é um 959 muito especial, pintado na cor exterior cinzenta – o último dos seis chama-se na verdade “Vorserienwagen” (número seis), um dos protótipos de pré-produção do 959. A principal curiosidade em torno deste exemplar é que foi oferecido por Dr. Wolfgang Porsche a Helmuth Bott, o engenheiro-chefe do projeto 959, como forma de agradecimento, aquando da sua jubilação. Este exemplar foi utilizado para efetuar vários testes de estrada.

Tal como é facilmente constatável através das imagens, este 959 especial está em excelente estado de conservação. Para manter este aspeto praticamente novo, a Brumos não utiliza água no seu processo de limpeza, recorrendo em vez disso a sistemas de criogenia, nomeadamente CO2 proveniente de gelo seco.

Num vídeo agora publicado pela equipa da Brumos é possível acompanhar parte do processo de restauro deste espécime e, claro, ouvir o som do motor – recorde-se que este 959 vem equipado com um motor de seis cilindros boxer biturbo 2.9 arrefecido a ar com 450 cv. Anunciava 0-100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima acima dos 300 km/h. Entre 1986 e 1988, foram construídas 292 unidades – com o objetivo de estabelecer a Porsche nos ralis do Grupo B. Uma das principais particularidades do 959, considerado um modelo fundamental para a marca do ponto de vista tecnológico, era o seu sistema de tração integral PSK e a suspensão controlada eletronicamente.

Da Brumos Collection fazem ainda parte outras peças raras tais como o 917k com o número de chassis 917-024, utilizado por Steve McQueen no filme “Le Mans”.

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