Exótico Ascari Ecosse vai a leilão

Ascari Ecosse View Gallery 20 photos

Trata-se de uma das 18 unidades do supercarro com motor V8 da BMW.

Alberto Ascari (que viveu entre 1918 e 1955), o primeiro bicampeão mundial de pilotos, que foi uma das primeiras estrelas da Ferrari. O sucesso Ascari no mundo da competição inspirou Klaas Zwart a criar no Reino Unido uma marca de carros desportivos com o seu nome em 1995. Este emblema teve uma vida curta, mas uma das suas mais conhecidas e (raras) criações vai agora a leilão. Em causa está uma das 18 unidades produzidas entre 1998 e 1999 do Ecosse, um pequeno desportivo de dois lugares e motor central, construído em colaboração com o designer Lee Noble, que supervisionou a produção dos primeiros exemplares (incluindo deste carro que agora vai a leilão).

Debaixo do capot está um motor V8 4.4 de origem BMW trabalhado pela Hartge, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades (em vez da caixa de cinco relações que equipava o modelo original), a debitar cerca de 300 cv. Este modelo de 1250 kg anuncia 0-96 km/h em pouco mais quatro segundos e uma velocidade máxima de 322 km/h. No interior, o supercarro tinha comandos do ar condicionado herdados do Ford Escort de meados dos anos 1990, além de puxadores das portas e espelhos igualmente da Ford. O rádio deste modelo é aftermarket.

O Ascari Ecosse em questão passou cerca de 14 anos no sul de Espanha, tendo viajado para a Holanda em 2011, tendo permanecido na posse da família de Zwart até 2019. Este exemplar, atualmente em Tilburg, tem 19 mil km no odómetro e vai ser leiloado pela RM Sotheby’s em Paris (França) no início de março. A base de licitação começa nos 165 mil euros.

Deixe um comentário

*