Renault Espace F1 regressa 27 anos depois

Renault Espace F1 View Gallery 4 photos

Designer reformatou o protótipo do monovolume com motor V10 de Fórmula 1.

A Renault surpreendeu quando apresentou no Salão de Paris de 1994 o protótipo Espace F1. Nessa ocasião vestiu de gala o monovolume “mais rápido de sempre” com as cores da Renault Sport, encaixando um motor V10 3.5 de 40 válvulas com 820 cv do Fórmula 1 Williams-Renault FW15C de 1993 com o qual Alain Prost conquistou o seu quarto e último título na competição.

Agora, o designer Alexandre Gouraud resolveu reinventar o conceito original do MPV de tração traseira, numa altura em que o Espace e os monovolumes já não gozam da popularidade de outros tempos. Este “render” digital é fiel ao conceito original embora tenha sido criado com base na quinta geração do Espace. Para o efeito, incorporou painéis laterais e jantes em fibra de carbono – tal como já referido carro de F1 de Prost que pesava menos 1300 kg.

Uma vez que as coisas mudaram muito no mundo da Fórmula 1, em vez do mencionado V10 de colocação central (que foi encaixado em substituição dos lugares traseiros), esta nova versão do Espace F1 teria um V6 1.6 turbo “eletrificado” a rondar os 1000 cv. Materializar este Espace F1 moderno seria uma saída em beleza para o modelo lançado originalmente em 1984 mas que ao que tudo indica será descontinuado no final do atual ciclo de produto.

Deixe um comentário

*