F1 regressa a Portugal a 2 de maio

Cartaz do G.P. de Portugal de F1

A mais mediática competição de automóveis do planeta vai regressar ao Algarve para a terceira de 23 corridas do calendário deste ano.

A Fórmula 1 confirmou oficialmente que o “slot” que tinha vago no calendário deste ano, 2 de maio, será para o Grande Prémio de Portugal. A prova que, tal como no ano passado, disputar-se-á no Autódromo Internacional do Algarve, será a terceira ronda das 23 corridas que compõem o calendário de 2021.

Apesar de não figurar nos planos iniciais da F1 para este ano, o regresso da competição a Portimão começou a ganhar forma após o adiamento da primeira prova do calendário na Austrália e o G.P. da China ter sido cancelado, em resultado da pandemia da Covid-19.

Para já, ainda não se sabe se a prova em solo lusitano terá público nas bancadas – a decisão deverá ser tomada do decurso nas próximas semanas.

A corrida de 2020 foi ganha por Lewis Hamilton, que alcançou no Algarve o seu 92º triunfo na competição, batendo o recorde de Michael Schumacher.

A F1 e o AIA estão a trabalhar com o pressuposto da presença de público: “Estamos entusiasmados por anunciar que a Fórmula 1 vai voltar a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado”, disse Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1.

“Queremos agradecer ao promotor e ao Governo português pelo seu trabalho e dedicação em levar-nos até este ponto. Estamos confiantes e entusiasmados com a nossa temporada de 2021, tendo demonstrado no ano passado que foi possível realizar 17 corridas em segurança e agora esperamos receber novamente os adeptos em Portimão esta temporada de uma forma segura e estamos a trabalhar com o promotor sobre os detalhes desse plano”.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, acrescentou: “A realização de grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e promoção internacional de Portugal como destino turístico, e por isso é com grande interesse que vemos o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2021. Quero agradecer à FIA e à F1 pela sua confiança em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve, escolhendo o nosso país para acolher uma etapa do calendário da F1, e para expressar o nosso total empenho em torná-la um grande sucesso”.

Além da F1, o AIA irá acolher a 4 de abril a ronda de abertura do WEC, após o cancelamento de Sebring. Além disso, a terceira jornada do MotoGP também passará no circuito português a 10 de abril, na sequência do adiamento dos G.P. da Argentina e dos EUA.

Deixe um comentário

*