O primeiro será similar ao Arteon e com capacidade de condução autónoma de nível 4 e o segundo um novo modelo urbano “zero emissões”.
Com uma verdadeira “ofensiva” de modelos elétricos em curso, o CEO do grupo Volkswagen, Herbert Diess, aproveitou as redes sociais para mostrar um conjunto de imagens acerca de dois dos lançamentos mais aguardados: o Trinity e o ID.2.
O primeiro, conhecido como Project Trinity (na imagem principal), será a nova referência tecnológica da marca de Wolfsburg a lançar em 2026. A principal caraterística deste modelo de silhueta similar ao Arteon – cuja primeira amostra foi o ID. Vizzion Concept de 2018 – será o facto de procurar democratizar o acesso a um sistema de condução autónoma, primeiro de nível 2+ e em 2030 de nível 4, o que permitirá uma condução sem intervenção do condutor em autoestrada. Este modelo de topo procurará ser uma referência em velocidade de autonomia, carregamento (num tempo equiparado a uma paragem para abastecer com combustível) e digitalização (com várias funções disponíveis através de “download”), além de disruptivo em termos de modelo de negócio (com uma gama mais simplificada, sendo possível escolher apenas a cor exterior, jantes e o tamanho da bateria) e de processo de produção (com um ciclo mais simples e curto). A junta a uma imagem do exterior, Diess mostrou também o aspeto (ainda gerado por computador) do interior do Trinity, que contará com quatro bancos individuais estilo sofá, um aspeto panorâmico com muitas superfícies vidradas e com um tablier sem volante. A imagem em questão mostra os ocupantes a interagirem com projeções 3D através de aplicações de realidade aumentada. O Trinity utilizará elementos da plataforma MEB, embora com novos motores e um software totalmente novo, o que possibilitará adotar sistemas de apoio à condução e de conectividade mais avançados. O Trinity está a ser desenvolvido em conjunto com outro projeto “complementar”, o Audi Artemis que aponta soluções para uma franja de mercado premium.
Diess mostrou também uma imagem de um detalhe da frente do futuro ID.2, um modelo mais pequeno que o ID.3 para suceder ao e-Up. Este modelo urbano, previsto para 2025, será construído em Martorell, juntamente com todos os modelos elétricos mais pequenos do grupo alemão (da Seat, Skoda e, ao que se especula neste momento, da Audi).
À luz do que anunciou através do plano “Accelerate”, a VW prevê lançar pelo menos um modelo elétrico por ano.