Audi A9 e-tron será o pináculo dos elétricos do grupo VW

Audi Aicon Concept View Gallery 2 photos

Prevista para 2024, a berlina concorrente do Mercedes-Benz EQS poderá estrear baterias sólidas.

Na edição de 2017 do Salão de Frankfurt, a Audi apresentou o protótipo Aicon (na imagem) – uma visão futurista do automóvel adaptado à condução autónoma. Pois bem, segundo a Autocar, este concept que há três parecia tão avançado para o seu tempo será o ponto de partida para um novo elétrico topo de gama A9 e-tron a lançar em 2024. Aquele que se tornará no modelo “zero emissões” mais evoluído do grupo VW, para já conhecido pelo nome de código E6, virá concorrer diretamente com o Mercedes-Benz EQS (que será revelado ainda este ano) e Jaguar XJ.

O novo e-tron encontra-se ainda na sua fase inicial de desenvolvimento, mas está confirmado que incorporará a mais recente evolução em termos de baterias (podendo ser o primeiro a estrear baterias sólidas no grupo alemão) e beneficiará de uma nova geração da tecnologia de condução autónoma fornecida pela Argo AI (que pertence à Ford). O A9 e-tron será feito com base na plataforma modular PPE (Premium Platforma Electric, que estreará no Porsche Macan em 2022) desenvolvida em conjunto com a Porsche, o que lhe permitirá ter um espaço interior similar ao do atual A8. Visualmente, o A9 será uma berlina de linhas desportivas ao estilo “liftback” na senda do A7 Sportback ou do futuro e-tron GT. Em termos tecnológicos, o futuro elétrico de referência da casa de Ingolstadt incluirá conetividade 5G, realidade aumentada e atualizações “over the air”.

De modo a conseguir evoluir de forma mais rápida os seus projetos de futuros carros elétricos, o novo presidente da Audi, Markus Duesmann, criou a divisão Artemis. O objetivo é manter a marca de Ingolstadt como o emblema de referência tecnológica do grupo VW, adotando maior agilidade de processos de modo a conseguir esgrimir argumentos com empresas mais recentes como a Tesla, a Rivian ou a Lucid. Neste momento, a Artemis tem em mãos as versões de produção dos protótipos AI:ME (tendo em vista um sucessor do A2), AI:Race (um desportivo) e AI:Trail (um 4×4).

Deixe um comentário

*