Genesis X Concept é um GT elétrico do futuro

Genesis X Concept View Gallery 20 photos

Marca premium da Hyundai mostra nova orientação estética, abrindo caminho para a próxima geração do G90.

Apesar de já ter começado a colocar em prática um plano de expansão gradual da gama, a Genesis ainda não recebeu a atenção que procura na Europa. Talvez tenha sido por isso que a marca premium da Hyundai tenha escolhido a cidade de Los Angeles (nos EUA) para mostrar o X Concept, um protótipo de um grand tourer de três portas 100% elétrico que aponta para a nova orientação estilística. Apesar das ousadas linhas futuristas da Genesis, este X Concept deverá ser apenas um exercício de estilo que não deverá chegar à produção. Uma coisa é certa, este protótipo faz não só referência a GT’s históricos como o BMW Série 8 E31 ou o Mercedes-Benz Classe S Coupé, entre outros, como também faz a ponte para propostas já conhecidas da marca, nomeadamente em elementos como os grupos óticos formados por duas barras e a grelha em forma de escudo. Em concreto, este Concept antecipa a próxima geração da berlina de topo G90, concorrente do BMW Série 7, que será lançada na Europa nos próximos meses. As imagens do interior mostram também uma declaração de intenções para um futuro modelo de produção, sustentadas no luxo e na tecnologia de vanguarda, com um painel de instrumentos digital, um ecrã tátil de grandes dimensões, revestimentos em couro castanho, comando rotativo na consola central e cintos de segurança com quatro apoios.

Embora descreva o X Concept como um elétrico de “alta performance”, a Genesis não adianta informações técnicas sobre o estudo. Contudo, tendo em conta que possui uma nova plataforma dedicada para modelos “zero emissões”, é possível que recorre à E-GMP, utilizada no Kia EV6 e no Hyundai Ioniq5. Isso quer dizer que podemos estar perante um modelo com cerca de 600 cv, capaz de cumprir os 0-100 km/h em 3,5 segundos. Dotado de tecnologia de 800V, este X Concept estará apto a efetuar carregamentos rápidos, que possibilitam encher 80% da bateria em 18 minutos ou o equivalente a 100 km de autonomia em cinco minutos.

A “ofensiva” da Genesis na Europa inclui ainda as berlinas G70 e G80, concorrentes do BMW Série 3 e Série 5, respetivamente, e os SUV GV70 e GV80.

Deixe um comentário

*