Carro elétrico mais barato da Europa vem da Lituânia

Dartz Freze Nikrob View Gallery 8 photos

Dartz Freze Nikrob é basicamente um “badge engineering” de um modelo que é produzido pela General Motors na China.

Aos poucos, devido ao exponencial aumento da procura, os construtores começam a conseguir apresentar carros elétricos cada vez com um preço mais competitivo. Por esse motivo tem sido recorrente surgir um carro que diz ser mais barato do que os outros. Quem veio agora reclamar o título do “carro elétrico mais barato da Europa” foi o Freze Nikrob. Este minicarro é produzido pelos lituanos da Dartz (que tem ganho alguma notoriedade pelos 4×4 blindados) em conjunto com o carroçador Nikrob. Contudo, o Freze Nikrob é basicamente um “badge engineering” do popular Wuling Hongguang Mini EV produzido pela joint venture SAIC-General-Wuling e que vende mais do que os Tesla na China, mercado onde foi lançado há menos de um ano.

Esta proposta vincadamente urbana vinda do leste da Europa tem 2,9 metros de comprimento e diferencia-se do modelo chinês apenas na assinatura luminosa e em alguns sistemas de segurança a bordo. Estão disponíveis dois tamanhos de baterias: 9,2 e 13,9 kWh. A bateria de maior capacidade possibilita um alcance até 200 km. Este modelo de três portas e com quatro lugares vem equipado com um motor traseiro de 13 kW/18 cv e 85 Nm. Anuncia uma velocidade máxima de 100 km/h.

Já disponível na Lituânia desde março, o argumento mais importante deste Nikrob é mesmo o preço: 9.999 euros (cerca de 3800 euros abaixo do Dacia Spring em Portugal). Embora possa ser especificado com o nível Luxury (o da bateria maior, com vidros mais grossos e com revestimentos sustentáveis no interior), desde 14.999 euros. O Nikrob tem despertado interesse particularmente junto de empresas de “car sharing” e de entregas. Em caso de avaria, o construtor diz que é capaz de entregar peças de substituição em sete dias.

Deixe um comentário

*