Porsche 911 GT3 rolou 5 mil km a uma média de 300 km/h

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Para testar a fiabilidade do motor, o supercarro foi testado na pista circular de Nardò. Parou apenas para reabastecer.

O novo 911 GT3 992, que chega aos concessionários em maio, é uma das novidades mais aguardadas do ano. E agora a Porsche confirmou alguns detalhes do processo de desenvolvimento do supercarro. O GT3 representa a evolução mais extrema do 911, a ponto de já ter estabelecido um novo recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring (na Alemanha) – com 6 minutos e 59,927 segundos, um registo 17 segundos mais rápido face ao antecessor. Para o efeito, os engenheiros alemães apoiaram o seu trabalho sobretudo numa asa ajustável e um lábio dianteiro de caraterísticas diferenciadas, com quatro níveis de ajustamento. Neste caso, existem braços a apoiar a asa traseira de modo a criar um maior fluxo na parte inferior. Segundo a marca de Zuffenhausen esta disposição possibilitou aumentar a “downforce” e a estabilidade do carro. A 200 km/h, o 911 GT3 é capaz de gerar mais 50% de força descendente comparativamente com o antecessor. Na configuração mais desportiva, a “downforce” aumenta até 150%. Foi possível alcançar estes resultados após 700 simulações e 160 horas de trabalho em túnel de vento, além de ter sido utilizados componentes oriundos do mundo da competição.

O motor 4.0 de seis cilindros boxer naturalmente aspirado, que pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem PDK de sete relações, também foi alvo de um trabalho apurado. Numa fase inicial, o bloco foi posto à prova durante mais de 22 mil horas, simulando a utilização em pista com o pedal do acelerador “a fundo” a maior parte do tempo. De modo a avaliar a fiabilidade do GT3 numa utilização mais extrema, a Porsche fez mais de 5 mil km em Nardò Ring (em Itália) a uma velocidade máxima média de 300 km/h, efetuando paragens apenas para reabastecer. Isto significa que foram realizadas cerca de 220 voltas à pista, durante cerca de 16 horas e 42 minutos.

Recorde-se que o motor é baseado no modelo de competição 911 GT3 R e praticamente o mesmo utilizado no 911 GT3 Cup – as únicas diferenças estão no sistema de escape e na ECU. O novo 911 GT3 debita 510 cv às 8400 rpm e 470 Nm (mais 10 cv e 10 Nm face ao modelo anterior). O “red line” do novo modelo é atingido às 9000 rpm.

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