BMW M3 e M4 passam a ter tração integral pela primeira vez

BMW M3 e M4 Competition xDrive View Gallery 7 photos

Apesar de 50 kg mais pesada, a versão xDrive são 0,4 segundos mais rápida no sprint dos 0 aos 100 km/h.

A BMW apresentou inéditas versões de tração integral xDrive para o M3 e o M4. Disponíveis a partir de julho, estas versões são exclusivas dos modelos de topo Competition com 510 cv e 650 Nm debitados de um motor 3.0 de seis cilindros biturbo, a funcionar em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades M Steptronic. Esta dupla anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos (0,4 seg. mais rápido comparativamente com as variantes de tração traseira), com a velocidade máxima a chegar aos 290 km/h. Quer o M3 quer o M4 Competition xDrive acrescentam 50 kg ao peso final, para um total de 1855 e 1850 kg, respetivamente.

Além do sistema de tração às quatro rodas, esta dupla acrescenta um eixo dianteiro com um braço de suspensão com dupla articulação, com uma geometria adaptada, além de uma direção independente com uma nova regulação. A dupla conta com jantes forjadas de 19 e 20 polegadas com acabamento em Jet Black.

Tal como sucede com o M5, o sistema xDrive funciona em situações normais com 100% da potência no eixo traseiro. O eixo dianteiro entra em ação apenas em situações limite, com uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente a regular a distribuição de binário entre as rodas da frente e traseiras. Quem optar pelas versões xDrive terá também um M Drift Analyser. Além disso, há um controlo de tração com dez modos de afinação e um sistema de abastecimento de óleo do motor atualizado.

Deixe uma resposta

*