Ferrari desvenda 812 “targa”

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Competizione A é uma edição limitada “lightweight” com motor V12 a debitar 830 cv.

Quando mostrou as primeiras imagens de uma edição limitada feita com base no 812 Superfast há cerca de duas semanas, a Ferrari remeteu para dia 5 de maio para mais novidades. Além de revelar um pouco mais pormenor este coupé, que recebeu a designação 812 Competizione, tinha na manga uma variante “aberta” do mesmo para partilhar com o mundo. Igualmente disponível como edição limitada, o 812 Competizione A (de “Aperta”) é efetivamente um modelo feito com base no 812 GTS convencional. O novo “open top” possui um teto amovível tipo targa em fibra de carbono.

O 812 Competizione possui um motor V12 6.5 naturalmente aspirado de colocação dianteira a debitar 830 cv e 692 Nm (o que equivale a mais 30 cv e 26 Nm comparativamente com o 812 Superfast), sendo capaz de atingir o “red line” às 9500 rpm (o valor mais alto de sempre num modelo de estrada da Ferrari), em vez dos 8900 rpm do modelo convencional. Aquele que é o modelo de estrada mais veloz da casa de Maranello anuncia 0-100 km/h em 2,85 segundos, 0-200 km/h em 7,5 segundos e uma velocidade máxima superior a 340 km/h. A caixa de dupla embraiagem de sete velocidades é a mesma do Superfast, embora com uma nova calibração, de modo a reduzir os tempos de passagem em 5%. Os números referentes ao Competizione A ainda não foram revelados.

A berlinetta pesa 1487 kg, sem fluídos incluídos, o que representa uma “dieta” de 38 kg. O 812 Competizione vem equipado com bielas em titânio (40% mais leves), pinos dentro dos pistões e dos eixos de comando das válvulas com um revestimento de “carbono tipo diamante”, de modo a reduzir a fricção e aumentar a durabilidade. A cambota foi reconfigurada e pesa menos 3% comparada com a do Superfast, além de o sistema de admissão funcionar com um sistema de geometria variável, com o objetivo de maximizar a força de explosão na câmara de combustão. O escape recebeu um tratamento especial de modo a potencial o som do motor, além de ter recebido duas duplas de ponteiras de escape desta feita de formato circular, inclui uma válvula ativa e um filtro de partículas. As alterações operadas permitem uma melhoria nas acelerações em linha reta, contudo, também houve alterações efetuadas com vista a aprimorar o comportamento em curva. O que mais contribui para isso é o sistema de quatro rodas direcionais. O kit aerodinâmico foi igualmente sujeito a modificações inspiradas na F1, com o objetivo de aumentar a “downforce” (em mais 80 kg face ao 812 Superfast a 200 km/h), nomeadamente com a inclusão de para-choques redesenhados, novos lábios e difusores. O painel traseiro é em alumínio em vez de vidro e inclui ranhuras geradoras de vórtice. A isso junta um spoiler traseiro maior, uma entrada de ar no capot feita em fibra de carbono e vias mais largas à frente e atrás.

O “hard-top” é limitado a 999 unidades (já está esgotado e tem as primeiras entregas agendadas para o final da primavera), enquanto o “open top” é limitado a 599 unidades (e começará a ser entregue no outono).

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