Abarth 1000 SP renasce com motor do Alfa Romeo 4C

Abarth 1000 SP

Protótipo é uma reinterpretação da barchetta de competição que venceu os “500 km de Nürburgring” em 1966.

Os engenheiros da Alfa Romeo produziram uma reinterpretação moderna do Abarth 1000 SP (Sport Prototipo). Este exemplar único é uma homenagem à barchetta de corridas que se estreou com uma vitória na sua categoria nos “500 km de Nürburgring” em 1966. Este modelo, originalmente com 480 kg, foi concebido para corridas de resistência e rampas, tendo granjeado sucesso em várias disciplinas. Além disso, este bilugar era inspirado no Abarth 1000 GT Coupé de 1958 (que resultou da colaboração entre a Alfa Romeo e a Abarth).

Este “remake” do Abarth 1000 SP recorre a um subchassis em alumínio e uma monocoque em fibra de carbono, tal como no roadster Alfa Romeo 4C, modelo do qual herda também o motor de 1742 cc de quatro cilindros turbo de colocação central capaz de debitar 240 cv. A configuração da suspensão é também similar, de tipo MacPherson com triângulos sobrepostos em ambos os eixos. Apesar de ser maior do que o original, este “one-off” possui linhas aerodinâmicas assumidamente coladas ao clássico de motor central 1000 SP. Destaque para os arcos das rodas musculados, roll-bar, defletores laterais e para-brisas inclinado. Desta vez não há faróis escamoteáveis, surgindo em vez disso projetores que imitam as luzes de estacionamento do modelo original, sendo que o capot possui a mesma entrada de ar horizontal acompanhada de 20 pequenos orifícios perpendiculares logo acima. A Alfa Romeo diz que este novo 1000 SP irá participar a partir do outono em eventos de clássicos.

A ideia de fazer este Abarth 1000 SP de inspiração retro remonta a 2009, numa altura em que a casa do escorpião queria aumentar o seu portefólio. Com efeito, o engenheiro Marco Colucci propôs um desportivo leve de alta performance para a Abarth e para a Alfa Romeo. Se no caso da Abarth a ideia ficou na gaveta, a casa de Arese aprovou pouco tempo depois a produção do 4C.

 

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