Mercedes feito pela Porsche foi lançado há 30 anos

Mercedes-Benz 500 E

Berlina desportiva 500 E é considerada o expoente máximo do Classe E W124.

A geração W124 do Mercedes-Benz Classe E representa para muitos o pináculo das berlinas executivas. Entre os muitos tipos de carroçaria e motorizações à disposição, destacava-se na gama o especial 500 E. Esta derivação desportiva começou a ser desenvolvida em 1988 pela Daimler-Benz AG e pela Porsche AG. O seu motor era um V8 5.0 – herdado do 500 SL e que teve uma variante utilizada no Sauber C9 vencedor em Le Mans -, capaz de debitar 326 cv e 480 Nm, acoplado a uma caixa automática de quatro velocidades. Este conjunto anunciava 0-100 km/h em 6,1 segundos e tinha uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

A Porsche aceitou este trabalho porque na altura atravessa um período de quebra de receitas nas exportações e cortes de produção. Coincidindo com isso, a Daimler-Benz não era capaz de produzir mais um modelo na pequena fábrica e Sindelfingen. Uma vez que investir na fábrica não era economicamente vantajoso, a opção recaiu na terceirização. Assim, a partir de 1990, a Porsche começou a produzir o 500 E em Zuffenhausen – inicialmente a um ritmo de 10 unidades por dia. Devido à elevada procura, rapidamente passaram a fazer 20 unidades/dia. Em jeito de curiosidade, as primeiras 14 unidades do carro foram feitas através de um processo artesanal. A Porsche foi, efetivamente, responsável por 90% do processo de desenvolvimento do 500 E – modelo que chegou ao mercado na primavera de 1991. Até 1995 foi feitas 10.479 unidades do modelo de quatro lugares cujo design é assinado pelo italiano Bruno Sacco. Aliás, esta modelo tinha caraterísticas aerodinâmicas raras para a altura, com um coeficiente de 0,26. O 500 E era 56 mm mais largo face ao W124 convencional, além de 23 mm mais próximo do solo. Apesar de ter sido possível encaixar o motor 5.0 na dianteira, a bateria foi metida no lado direito da mala – por questões de espaço e de distribuição de peso. Além disso, o 500 E, um rival do BMW M5, possuía travões e um sistema de escape específicos, além de afinações próprias do chassis e da suspensão (que tinha elementos dos 500 SL e 500 SEL).

Para celebrar os 30 anos do modelo, a Porsche convidou Michael Hölscher, o antigo responsável de desenvolvimento do 500 E e Michael Mönig o responsável pela gestão dos protótipos para dar uma volta neste histórico modelo – ver no vídeo abaixo.

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