Super Sport é o Bugatti Chiron mais rápido de todos

Bugatti Chiron Super Sport

Nova variante partilha a mecânica com o Chiron Super Sport 300+ que em 2019 atingiu uma velocidade máxima recorde de 490 km/h.

A Bugatti anunciou um novo membro da gama Chiron. Depois do Chiron normal, o mais “estradista” de todos, capaz de atingir 420 km/h, foi a vez do Chiron Sport, mais apto para pista. Mas a versão mais desportiva é o Pur Sport, que apesar de ter uma velocidade máxima limitada a 350 km/h tem afinações específicas ao nível do chassis que o tornam mais passível de ser utilizado em circuito. Mas a marca de Molsheim acaba de apresentar uma solução para os que querem andar o mais rápido possível, o Chiron Super Sport. Munido do conhecido motor W16 8.0 quad-turbo a debitar 1600 cv com “red line” às 7100 rpm (mais 300 rpm face ao Chiron normal) e 1600 Nm entre as 2000 e as 7000 rpm (mais 1000 rpm), é capaz de atingir uma velocidade máxima limitada a 440 km/h (por razões de segurança – porque a marca francesa não quer que os clientes andem a tentar bater recordes de velocidade… mas, ainda assim, 7% mais lesto quando comparado com o Chiron convencional). Para o efeito foram feitas alterações nos turbos, na bomba de óleo e nas cabeças dos cilindros. Este “super” Chiron anuncia 0-200 km/h em 5,8 segundos e 0-300 km/h em 12,1 segundos. Segundo a Bugatti, a sétima relação de caixa só é engrenada aos 403 km/h.

Esta nova variante é, no fundo, uma continuação da série especial Chiron Super Sport 300+ (limitada a 30 unidades) cujo protótipo foi utilizado em 2019 para bater um recorde de velocidade máxima em modelos de estrada, atingindo 490,484 km/h no circuito alemão de Ehra Lessien (pertencente ao grupo VW). A juntar a uma frente reconfigurada, o Super Sport vem munido de um kit aerodinâmico específico, desenhado em conjunto com a Dallara, com uma traseira “long tail” (25 cm mais comprida), novas entradas de ar nas asas traseiras (inspiradas no EB110), jantes em alumínio de cinco raios compatíveis com velocidades elevadas e ponteiras de escape reposicionadas nas laterais. Mais, a direção e os amortecedores foram reconfigurados, de modo a melhorar a estabilidade a velocidades elevadas e a um comportamento mais suave em curva, a que alia pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 especialmente desenvolvidos para esta versão (os únicos que segundo a Bugatti conseguem rolar a 500 km/h – que foram testados pelas mesmas máquinas que preparam pneus para os space shuttles). O fabricante promete também melhoria ao nível da rigidez, comparativamente com o Pur Sport. Além disso, o Super Sport é 23 kg mais leve face ao Chiron convencional.

Por dentro, o Super Sport pouco muda face ao Chiron normal, destacando-se elementos em fibra de carbono, alumínio escovado e couro. O preço deste modelo limitado a 60 unidades (já todas com dono) começa nos 3,8 milhões de euros antes de impostos. As entregas arrancarão em 2022.

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