Novo VW Multivan traz inédita versão híbrida plug-in

VW Multivan

Monovolume abre caminho para a nova “Pão de Forma” elétrica.

A Volkswagen apresentou o novo Multivan, que estará disponível em Portugal no final do ano. O monovolume T7 Multivan transita para a plataforma MQB e capaz de transportar até sete ocupantes. Este modelo é uma primeira amostra da versão de produção do ID. Buzz, a nova “Pão de Forma” 100% elétrica que será mostrada em 2022.

Maior do que na geração anterior, o novo Multivan tem 4973 mm de comprimento, 1941 mm largura e 1903 mm de altura. No entanto, há uma versão mais comprida com um total de 5173 mm. A distância entre eixos de ambas é de 3,12 m. A VW diz o que o novo monovolume tem um interior mais flexível e mais espaçoso do que nunca, com um novo sistema modular de bancos e uma mesa multifunções. Os cinco lugares posteriores podem ser removidos na sua totalidade e a segunda fila de bancos pode ser rodada em 180 graus.

O Multivan promete maior foco na aerodinâmica, tecnologia, estilo, ergonomia e na eficiência. Para começar, traz a jogo pela primeira vez uma opção híbrida plug-in. O Multivan eHybrid junta um motor 1.4 de quatro cilindros turbo TSI com 150 cv e um motor elétrico de 109 cv posicionado no eixo dianteiro, em associação a uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis velocidades (de sistema “shift-by-wire”), para um total de 218 cv. A bateria de 13 kWh de capacidade colocada no piso do carro permite percorrer até cerca de 50 km em modo elétrico. A gama dispõe ainda de opções a gasolina 1.5 TSI de 136 cv e 2.0 TSI de 204 cv e uma Diesel 2.0 TDI de 150 cv (que chegará apenas em 2022), todas em associação com uma DSG de 7 relações.

O novo modelo foi totalmente redesenhado, destacando-se as alusões à Transporter T3 de 1985. O Multivan tem uma grelha a toda a largura, faróis em LED de formato afilado (com opção adaptativa IQ.Light) e pode ser encomendado num esquema de duas cores. Por dentro, com a remoção da consola central (e com ela o travão de mão e o convencional punho da caixa) foi possível criar um piso totalmente plano para todo o carro. Na versão base a bagageira tem 469 litros de capacidade, extensível a 4053 litros com a remoção individual dos bancos da segunda e terceira fila na versão longa. Os bancos do T7 são 25% mais leves. Na terceira fila há também lugares individuais, sendo possível instalar elementos amovíveis (como uma mesa) que podem movimentar-se através de uma calha entre os bancos.

À frente do condutor surge de fábrica um novo volante multifunções, um painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas e um sistema de infotainment com ecrã de 10 polegadas. Em opção, destaque para o head-up display e para o sistema de carregamento do smartphone por indução. Entre os sistemas de auxílio à condução, realce para o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de saída de faixa e travagem automática de emergência. O Multivan é o primeiro comercial da VW a vir equipado com o sistema Travel Assist, que permite uma condução semiautónoma. O novo Multivan vai ser mostrado ao público no Salão de Munique em setembro.

Deixe um comentário

*