Espírito do Audi Quattro regressa sob a forma de elétrico

E-Legend EL1

Equipado com três motores elétricos, o E-Legend EL1 tem 816 cv.

O Audi quattro é uma dos desportivos mais icónicos de sempre e é recordado sobretudo por ter brilhado no mundial de ralis. E apesar da insistência de muitos saudosistas, a marca de Ingolstadt tem resistido a trazer de volta um sucessor direto. Atenta a isso, os alemães da E-Legend propuseram-se a fazer um modelo elétrico que procura recuperar a aura do quattro. A ligação da E-Legend ao quattro advém do facto de o pai do seu fundador, Markus Holzinger, ter trabalhado no design do mítico desportivo da marca dos quatro anéis. Aliás, a E-Legend propõe-se reavivar outras lendas da altura tais como o Lancia Delta S4, o Lancia 073, o Peugeot 206 Turbo 16 e o Renault 5 Maxi Turbo.

Apesar de esteticamente, o EL1 remeter para o quattro, por dentro não há nada que os aproxime – apesar ainda não haver fotos que o documentem. A começar pelo sistema propulsor deste “monstro elétrico” que surge equipado de três motores (dois no eixo traseiro e um à frente) que debitam um total de 816 cv e que surgem alimentados por uma bateria de 90 kWh de capacidade e 550 kg de peso – que lhe permitem percorrer até 400 km com uma única carga (WLTP), ou o suficiente para duas voltas ao circuito de Nürburgring em modo SportPlus. Tal como sucede com o Porsche Taycan, este EL1 possui um sistema elétrico de 800V que possibilita carregamentos ultrarrápidos e um sistema de arrefecimento a líquido. Feito com grande parte dos componentes em fibra de carbono (incluindo o chassis monobloco), o EL1 pesa 1680 kg. Este desportivo elétrico equipado com um sistema de vectorização de binário acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em menos de 10 segundos. A velocidade máxima é limitada a 255 km/h. O EL1 vem equipado com jantes de 19 polegadas na dianteira e de 20 polegadas na traseira.

As primeiras 12 unidades do EL1 serão produzidas em 2023. Outras 18 estão previstas para 2024. O preço começa em 1 milhão de euros.

Deixe um comentário

*