Tesla abre supercarregadores a outras marcas ainda este ano

Tesla superchargers

Primeiros postos rápidos “abertos” para todos deverão ser na Noruega, Alemanha, Suécia e EUA.

Elon Musk, o patrão da Tesla, anunciou através do Twitter que os carros elétricos de outras marcas começarão a ter acesso aos Superchargers da marca norte-americana ainda este ano. Esta medida vinha sendo negociada com a Alemanha desde o mês passado, mas irá aplicar-se a todos os territórios onde a Tesla tenha supercarregadores instalados. Para já, ainda não são conhecidos detalhes acerca das alterações técnicas que serão introduzidas nesses postos de carregamento rápido da Tesla para possibilitar esta democratização nem quando estarão disponíveis em todos os territórios. Musk tem uma justificação para o facto de ter um carregador diferente: “na altura desenvolvemos o nosso próprio carregador, pois não havia nenhum carregador padrão e apenas a Tesla tinha carros elétricos de longo alcance”.

Ao que tudo indica, os primeiros postos para todos serão localizados nos EUA, na Suécia, na Alemanha (país no qual existem atualmente mil pontos de carga rápidos distribuídos por 90 zonas e onde a Tesla vai inaugurar em breve uma fábrica de automóveis) e na Noruega (que, segundo a Electrek, funcionará como projeto piloto na província de Vestland com cinco novos postos “abertos”). Neste país escandinavo os novos postos deverão estar operacionais para elétricos de outras marcas, numa perspetiva otimista, apenas no final de 2022.

Segundo a Tesla, esta atualização aplicar-se-á a toda a rede, ou seja, a mais de 2500 estações com mais de 25 mil supercarregadores à disposição em todo o mundo. Entretanto, a marca norte-americana continua a trabalhar na ampliação da sua rede de Superchargers.

Deixe um comentário

*