Velocidade limitada a 30 km/h em Paris

Paris

Objetivo é aumentar a segurança e melhorar a qualidade do ar.

Desde ontem é proibido circular a mais de 30 km/h em quase todas as ruas de Paris, a capital de França. O objetivo é reduzir não só o número de acidentes, mas também a baixar a poluição sonora e melhorar a qualidade do ar. Desde que assumiu a presidência da câmara de Paris, em 2016, Anne Hidalgo (que está a ponderar candidatar-se à presidência da república em 2022) já tinha assumido querer reduzir os limites de velocidade numa das cidades com mais trânsito na Europa, cortando o trânsito em várias ruas e reduzido em muitas outras a circulação a apenas uma via sobretudo no centro da metrópole. Aliás, até há poucos dias, já 60% das ruas da “Cidade Luz” eram limitadas a 30 km/h. Estima-se que esta decisão de Hidalgo permitirá retirar 60 mil carros da cidade.

As exceções serão apenas algumas vias rápidas (como a circular periférica onde se pode circular até 70 km/h) e as principais avenidas de Paris (nomeadamente os Campos Elísios, com limite de 50 km/h). Segundo o vereador responsável pelo pelouro dos transportes, David Belliard, o intuito é tornar as ruas mais seguras para ciclistas e peões. Em complemento, os motociclos e as scooters, só continuarão a beneficiar de estacionamento gratuito até ao final do ano. Além disso, as tarifas de estacionamento também serão sujeitas a um aumento.

Os críticos acusam Hidalgo de com estas decisões estar a contribuir para um aumento dos congestionamentos de trânsito, não só para os residentes, mas também para os milhões de pessoas que se deslocam todos os dias de carro para trabalhar em Paris. Quem for apanhado acima do limite estipulado terá de desembolsar 135 euros e ainda perde pontos na carta de condução.

Deixe um comentário

*