Donkervoort D8 GTO sai da estrada com série especial

Donkervoort D8 GTO Individual Series

Desenvolvido em conjunto com a Abt, o Individual Series é ainda mais personalizável e mais potente.

O D8 GTO-JD70 foi lançado em 2019 para comemorar os 70 anos de idade de Joop Donkervoort. Segundo a marca este desportivo é três segundos mais rápido do que o Koenigsegg Regera numa volta ao circuito de Spa-Francorchamps. Agora os holandeses criaram uma nova versão do D8 GTO chamada Individual Series, focada na personalização. Esta que é a derradeira versão de estrada deste modelo com cerca de 700 kg que permite, por exemplo, optar por não ter nenhuma cor exterior e ter o carro apenas na tonalidade de fibra de carbono exposta. Além disso, é possível combinar a cor exterior com um conjunto de malas e roupa a condizer.

O Individual Series conta ainda com modificações no motor 2.5 turbo de cinco cilindros em linha de origem Audi. Graças a novos injetores de fluxo mais elevado e a uma reprogramação, o motor atinge 435 cv (mais 20 cv que o JD70), mantendo os mesmos 570 Nm de binário máximo. Neste carro, a Donkervoort contou com a colaboração do departamento técnico do preparador da Audi, Abt Sportsline. Este foi responsável pelas modificações do motor, assim como no sistema de arrefecimento. A potência é enviada para o eixo traseiro através de uma caixa manual de cinco velocidades Tremec com tecnologia “rev-matching”. Estas caraterísticas permitem que seja 1,4 segundos mais rápido numa volta a Spa em comparação com o JD70. Anuncia 0-100 km/h em 2,6 segundos, 0-200 km em 7,7 segundos, mantendo uma capacidade de aceleração lateral de 2 G. Apesar disso, mantem as emissões de CO2 nos 191 g/km e os consumos médios nos 8 l/100 km. Visualmente, o Individual Series dispõe de apontamentos que lhe conferem um visual mais “clean”, com a remoção das entradas de ar e das “flaps” dianteiras impressas em 3D.

Entre as opções figura a uma caixa sequencial de seis velocidades (utilizada no JD70 R), diferentes configurações nos travões, afinações do chassis, sistema de telemetria, bateria mais leve e diferente afinação da suspensão. Opcionais são as também o ar condicionado, câmara de assistência ao estacionamento e um detetor de radares. O preço começa nos 197.109 euros antes de impostos.

 

Deixe uma resposta

*