Aura é um novo roadster elétrico com 640 km de alcance

Aura EV Concept

Protótipo britânico tem tanto de desportivo como de tecnológico e eficiente.

O projeto Aura nasceu do trabalho conjunto de quatro empresas britânicas. Para já, é apenas um protótipo, embora seja totalmente funcional e apto a circular na estrada. Este concept, revelado no CENEX-LCV no Millbrook Proving Ground, antecipa um roadster feito a partir de materiais sustentáveis, com uma abordagem de design minimalista e reduzido efeito de arrasto. Este modelo de dois lugares visto parece uma versão “open top” do VW XL1, sobretudo na dianteira e pelas rodas traseiras cobertas por cortinas para melhorar eficiência aerodinâmica. A completar o conjunto surgem pneus de elevado diâmetro e baixa resistência ao rolamento. Por dentro, o protagonista é painel de instrumentos encaixado no centro do volante, concebido para causar o mínimo de distrações. Através de uma visualização tridimensional este ecrã de 5 polegadas exibe informação em termo real acerca do estado da bateria e da carga com “99,5% de precisão”. A este junta-se um sistema de infotainment com 10 polegadas na consola central disposto na vertical que surge equipado com um mapa que exibe os postos de carregamento operacionais.

Este desportivo elétrico do futuro vem munido com duas baterias de 44 kWh de capacidade (uma encaixada na dianteira e outra posicionada debaixo do chassis – de modo conseguir uma distribuição de peso ideal) a proporcionar uma autonomia até 640 km.

Para já, ainda não há planos concretos para a produção do Aura. O protótipo será exibido em vários eventos no Reino Unido de modo a conseguir aferir da recetividade do público.

Deixe um comentário

*