Próximo Skoda Superb será assim

Sketches do próximo Skoda Superb

Familiar checo chega ao mercado em 2023.

A intensificação da aposta em SUV e a nova vaga de eletrificação do grupo Volkswagen obrigaram a algumas alterações importantes nalguns dos seus modelos de formato mais clássico. É o caso da dupla de familiares Skoda Superb/VW Passat que a partir da próxima geração passarão a ser produzidos em Bratislava, na Eslováquia. Isto significa que nem o Superb deixará de ser feito em “casa” em Kvasiny, na República Checa, e que o Passat perderá o seu rótulo de “feito na Alemanha”. Agora, em jeito de antecipação da próxima geração do Superb, cuja apresentação está prevista para o final de 2022 e início da comercialização para a primavera de 2023, foi publicado um primeiro “sketch” oficial. Apesar de não parecer haver uma rutura radical com o modelo atual o topo de gama da marca checa deverá crescer ligeiramente (ficando maior do que nunca) – de modo a acompanhar o que aconteceu com o Octavia. Está nas conjeturas da Skoda manter o Superb no formato liftback e carrinha – apesar de não ser o caso da VW, que no caso da “irmã” Passat prevê retirar a berlina de circulação.

Estas notícias surgem na altura em que surgem nas ruas ainda camuflados os primeiros protótipos da quarta geração do Superb em formato carrinha. Sem serem muito esclarecedoras, as imagens confiram alguns aspetos dos sketches oficiais.

Outra das fortes possibilidades é que o Superb e a Passat deixem de ter versões com caixa manual à disposição. Além disso, é de esperar que continuem em catálogo versões híbridas plug-in, a juntar a versões “mild hybrid” de 48V Diesel e a gasolina.

Deixe um comentário

*