Ford atualiza gama Focus

Ford Focus ST

Facelift da gama Focus foi reforçada com elementos de conectividade, motorizações “mild hybrid” associadas a uma nova caixa automática de sete velocidades.

A Ford apresentou a renovada gama Focus estará disponível no formato de cinco portas e carrinha. Os níveis de equipamento dividem-se entre as variantes Titanium, ST-Line e Active. Estas podem ser enriquecidas em opção com o Pack X com mais equipamento ou com o Pack Vignale com acabamentos mais premium. No topo da gama continua o Focus ST.

Em termos estéticos, destaque para o novo desenho do capot e para o reposicionamento do emblema de maiores dimensões da “oval azul” que agora se posiciona no centro da grelha superior. Os novos faróis em LED são de série em todas as versões e passam a surgir com luz de nevoeiro integrada. As versões hatchback e Station apresentam óticas traseiras escurecidas e as versões mais equipadas possuem farolins em LED redesenhados. Cada variante do Focus possui detalhes estilísticos únicos, diferenciando-se através da grelha superior e de toda a secção traseira. A versão Connected surge com uma grelha superior ampla com barras horizontais e aberturas laterais, enquanto a Titanium dispõe de acabamento cromado estampado a quente nas barras superiores da grelha. A versão ST-Line, inspirada pela Ford Performance, traz uma grelha trapezoidal específica com padrão ninho de abelha em preto brilhante e aberturas laterais mais largas e uma grelha inferior mais profunda. Esta versão de inspiração desportiva apresenta saias laterais, difusor traseiro e spoiler traseiro. A mais “aventureira” derivação Active, inspirada no mundo dos SUV, conta com uma grelha superior mais larga com barras verticais maiores, grelha inferior mais profunda e aberturas laterais mais altas, complementadas por maior altura ao solo e proteções da carroçaria em preto. O pack Vignale introduz acabamentos acetinados na grelha superior e nas aberturas laterais, além de jantes específicas. Ao todo há cinco novos modelos de jantes na gama Focus. Por fim, o Focus ST, desenvolvido pela Ford Performance e disponível no formato de cinco portas e carrinha, também dispõe de novas jantes. Realce para a cor exterior Green Mean e bancos Performance.

Por dentro, o Focus beneficia do novo sistema de infotainment Sync 4, que permite uma navegação conectada à cloud (com acesso experimental gratuito), comandos por voz com compreensão de linguagem natural, além de ser projetado num novo ecrã de 13,2 polegadas. Esta tecnologia permite atualizações “over the air” Power Up. Entre as tecnologias de assistência à condução, destaque para o assistente de ângulo morto que aplica correções na direção, avisando o condutor e evitando a mudança de faixa caso detete uma possível colisão. A bagageira da Focus Station aumentou a capacidade da bagageira para 1653 litros, com o rebatimento da segunda fila de bancos, acrescentando um piso revestido à água e fácil de limpar, além de uma divisória vertical para facilitar arrumações. A nível de motores, a gama Focus está disponível com os motores a gasolina 1.0 Ecoboost de três cilindros turbo com 100 cv e os “mild hybrid” de 48V com 125 e 155 cv. As versões híbridas surgem associadas à nova caixa automática Powershift de sete velocidades, que promete aumentar o refinamento e reduzir os consumos (começando nos 5,2 l/100 km). Além de acionar o start & stop a velocidades abaixo dos 12 km/h, esta caixa possui um modo Sport Drive, com passagens mais rápidas, além de surgir com patilhas no volante. A oferta Diesel é composta pelo 1.5 EcoBlue com 95 e 120 cv. O novo Focus traz os modos Normal, Sport e Eco, acrescentando o Slippery na versão Active.

No topo fica em exclusivo Focus ST com um 2.3 Ecoboost de quatro cilindros turbo a debitar os mesmos 280 cv e 420 Nm, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades (com opção de caixa automática de sete relações com patilhas no volante), não havendo alternativa Diesel. Com o opcional Pack X, acrescenta os faróis Dynamic Pixel, jantes de 19 polegadas e um modo Track, que proporciona uma resposta mais agressiva do acelerador e um ESC mais permissivo.

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