Supercarro elétrico mais leve do mundo vem da Índia

Vazirani Ekonk

Com 732 cv e 738 kg, o Vazirani Ekonk promete prestações ao nível de um hipercarro.

A Vazirani Automotive revelou as primeiras imagens do Ekonk, um hipercarro cujas prestações prometem ombrear com propostas como próximo Tesla Roadster e o Rimac Nevera. O modelo elétrico indiano tem como cartão de visita o facto de pesar apenas 738 kg (sensivelmente um terço de um Porsche Taycan). A carroçaria e o chassis são feitos em fibra de carbono. Segundo, o fabricante sediado em Bombaim o sistema propulsor é composto por dois motores capazes de um débito de potência total de 732 cv. Juntando estes valores, o Ekonk possui uma potência específica de 1 cv/kg – uma base para um desempenho digno de um “foguete”, que anuncia 0-100 km/h em 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 309 km/h. Ou seja, a concretizar-se este projeto, estaremos perante o carro mais rápido de sempre feito na Índia.

O Ekonk, que promete ser o desportivo elétrico mais leve do mundo, tem um aspeto vincadamente futurista, com uma traseira bastante aerodinâmica e com farolins em LED com efeito tridimensional. As jantes possuem também uma função aerodinâmica., de modo a reduzir a máximo efeito de arrasto. Trata-se de um “single seater” que recorre alegadamente a baterias com tecnologia específica, com um sistema de arrefecimento a ar. A marca chama a essa tecnologia de DiCo, que é inspirada na biomimética usada pelos animais para regular a temperatura corporal por meio da respiração. Outro ponto curioso é que o novo carro não possui qualquer tipo de ajudas eletrónicas. Apesar de ainda estar longe do formato final, um protótipo do Ekonk já foi testado na pista de Natrax perto de Indore (na Índia).

Já este ano, a empresa tinha mostrado no Goodwood Festival of Speed o Shul, um protótipo de um supercarro híbrido futurista com motor a gasolina a operar em conjunto com quatro unidades elétricas, reunindo mais de 1000 cv. Chunky Vazirani, o fundador da marca, tem no seu currículo passagens pela Rolls-Royce e pela Jaguar Land Rover, entre outros.

Deixe um comentário

*