Primeiro SUV híbrido com selo BMW M deverá debitar mais de 700 cv.
Desde 2017 que subsistem os rumores de um novo SUV de topo da BMW, mas só há poucos meses é que o chairman da marca bávara, Oliver Zipse acabou por confirmar que estaria em preparação o modelo “high-end”. À CNBC, o alemão sublinhou que este carro será feito na fábrica de Spartanburg, nos EUA, e que estrearia na reta final de 2021. Pois bem, eis que foi agora confirmada a data da revelação: 29 de novembro.
O novo modelo “híbrido, de elevada potência”, como é referido no comunicado, deverá chamar-se X8 e poderá mesmo só estar disponível como modelo “M”. A escolha acabou por não recair na designação BMW XM para não colidir com um modelo da Citroën com o mesmo nome que foi comercializado entre 1989 e 2000. Resta saber se o modelo que será agora mostrado terá já o formato definitivo ou apenas um protótipo.
Esteticamente, o BMW X8 M promete algumas inovações, tal como é possível ver pelas fotos espia (da Motor 1). Um aspeto que promete vir a dar que falar serão os faróis em LED bipartidos (semelhantes aos do novo Série 7 e do renovado X7). Outro elemento a sublinhar são as quatro ponteiras de escape com uma disposição invulgarmente na diagonal. A acompanhar este modelo de formas musculadas e um tejadilho de formato coupé estarão ainda as jantes de maior dimensão alguma vez encaixadas num BMW, provavelmente com 23 polegadas. Espera-se que este que será o primeiro BMW exclusivamente disponível com selo M tenha mais de 2 toneladas e que conte com alguns elementos em fibra de carbono, além de travões maiores carbocerâmicos. O sistema propulsor deste que será o BMW M mais potente de sempre será híbrido plug-in a combinar um novo V8 biturbo com um motor elétrico para um débito superior a 700 cv, distribuídos pelas quatro rodas através de um sistema de tração integral xDrive.