BMW já ensaia na estrada berlina elétrica i5

BMW i5 fotos espia

Versão “zero emissões” fará parte da nova geração do Série 5, a revelar em 2023, que contará ainda com versões a combustão e híbridas plug-in.

A BMW já começou a testar as diferentes variantes do próximo Série 5, que deverá ser apresentado na primavera de 2023 e lançado em fevereiro de 2024. O novo modelo geração G60 contará com uma inédita versão 100% elétrica, chamada i5, que foi agora “apanhada” em testes e estrada.

O novo i5 evoluirá a partir de uma versão atualizada da plataforma CLAR, que possibilitará ter um catálogo formado por versões a combustão (Diesel e a gasolina), híbridas plug-in e uma totalmente elétrica – numa gama muito similar à do Série 4/i4. Espera-se que o i5 peça emprestadas as baterias do SUV iX, disponível com versões de 75 e 110 kWh de capacidade. No programa estará, portanto, uma versão de tração traseira e outra de tração integral, com 340 cv para o eDrive40 e 544 para o M50 xDrive. Será possível carregar até 210 kW, com a autonomia máxima a chegar a 590 km. Tal como sucede com o i4, espera-se que o i5 ganhe uma versão i5M, que será mais potente que o próximo M5 que será “eletrificado”. As versões PHEV do novo Série 5 serão o 530e e o 545e com base em motores a gasolina de quatro e seis cilindros, respetivamente, a providenciar uma autonomia superior a 100 km em modo elétrico. Resta saber se continuará a haver um M550i com motor V8 na gama.

Este i5 dará pistas do que poderemos esperar em termos de aspeto do próximo Série 5, que representará uma mudança evidente face ao modelo atual. As imagens (da Carscoops) mostram uma frente mais agressiva e uma silhueta mais próxima de um fastback. As evoluções principais deverão concentrar-se, no entanto, sobretudo no interior, de aspeto mais minimalista, com a inclusão de um novo ecrã tátil panorâmico, num head-up display maior e novos sistemas de conectividade, além de prescindir do tradicional comando iDrive. A isso junta um sistema de condução semiautónoma mais avançado, similar ao do próximo Série 7.

A BMW prevê lançar sete carros elétricos até 2025. Depois do iX, do i4, do iX3 e deste i5, está ainda na calha o i7, o i3 derivado do Série 3 e o iX1.

Deixe um comentário

*