Eletrificação será prato principal no próximo BMW Série 5

Protótipo do próximo BMW Série 5

Modelo previsto para 2024 será também mais digital e conectado.

A preparação da próxima geração do BMW Série 5 já está em curso. O foco principal da nova berlina será a eletrificação, bem como a conectividades. O novo 5 (conhecido pelo nome de código G60) foi agora “apanhado” em testes de estrada ainda camuflado no sul da Europa, antes de continuar as provas nos próximos meses no gelo escandinavo.

A oitava geração do Série 5 tem apresentação prevista para a primavera 2023 e lançamento agendado para o início do ano seguinte – sucedendo à atual, lançada em 2016 (e alvo de um facelift no ano passado). O próximo modelo será feito com base na plataforma CLAR e, enquadrando-se na estratégia “Power of Choice” do construtor bávaro, terá opções a gasolina e Diesel de quatro e seis cilindros (com tecnologia “mild hybrid” de 48V). Estarão ainda disponíveis três versões híbridas plug-in: 520e, 530e e 545e. Estas versões PHEV combinarão um motor 3.0 de seis cilindros turbo com um ou dois motores elétricos, produzido 508 cv na versão mais potente. Além disso, contarão com uma bateria maior face à atual, de modo a garantir mais autonomia em modo elétrico. A estas opções “eletrificadas” juntar-se-á o novo M5 que conjugará um V8 4.4 biturbo com motores elétricos para um total de 760 cv. Por fim, haverá ainda uma versão 100% elétrica que deve assumir a designação i5, para concorrer com o Mercedes-Benz EQE, o Audi A6 e-tron e o Tesla Model S. Esta versão elétrica distinguir-se-á por não ter ponteiras de escape, pelos detalhes em azul na carroçaria e pela grelha diferente. A versão base será uma opção de tração traseira com 304 cv e bateria de 70 kWh (configuração emprestada do iX). Haverá acima uma opção xDrive50 com dois motores (um por eixo) para um conjunto de 507 cv e uma bateria de 100 kWh a proporcionar até 600 km (WLTP). Especula-se ainda que poderá vir uma versão M do i5 com 811 cv.

Por dentro, é de esperar a adoção do Curved Display estreado no iX que combina um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas com um ecrã central de infotainment com 14,9 polegadas a projetar o mais recente sistema iDrive 8 e integrando novas ajudas à condução que lhe possibilitarão ter uma função de condução semi-autónoma mais avançada. Para já, ainda não está confirmada a continuidade da Série 5 Touring.

Deixe um comentário

*