Stellantis cancela projeto de mini-SUV da Citroën e Peugeot

Sketch do P44

Dupla de modelos franceses, prevista inicialmente para 2025, teria uma versão 100% elétrica na Europa.

A Stellantis cancelou o projeto de um mini-SUV da Citroën e da Peugeot que tinha lançamento previsto para 2025. Com cerca de 4,15 metros de comprimento, os SUV urbanos Peugeot e-1008 (conhecido pelo nome de código p44, na imagem) e Citroën CJ4, que começaram a ser equacionados em 2019, ficam assim pelo caminho por razões de custos. Na Europa estes dois modelos seriam comercializados com motor elétrico.

No caso do mini-SUV da Citroën agora cancelado, ficaria posicionado entre o novo C3 (4 metros de comprimento), a lançar em 2023, e o futuro C3 Aircross (4,40 m), previsto para 2024. Já no caso do e-1008, seria um modelo potencialmente mais acessível do que o e-208 e o e-2008. Na base desta dupla estaria uma versão “low cost” da plataforma CMP que estreada no novo Citroën C3 na América do Sul e na Índia. Na versão europeia o motor seria um novo Nidec-PSA com 95 cv alimentado por uma bateria de 37 kWh de capacidade com células fornecidas pela Chinese Svolt. No Médio Oriente e na América do Sul estes dois modelos teriam versões a gasolina.

Além da potencial reduzida rentabilidade do projeto, estes dois modelos foram cancelados porque a Stellenatis reconhece que poderia haver uma espécie de canibalização de modelos da Fiat que tem um peso grande sobretudo na América do Sul.

Deixe uma resposta

*