Peugeot prepara mini-SUV elétrico e-1008

Sketch do Peugeot P44

Conhecido pelo nome de código P44, o modelo que será feito com base numa versão simplificada da plataforma CMP faz parte de um plano global de carros mais acessíveis.

A Peugeot está a preparar um sucessor do 1007, um mini-monovolume desenhado pela Pininfarina que esteve no mercado entre 2005 e 2009. Agora, segundo os franceses da L’Argus está a ser preparado o 1008, que terá caraterísticas bem diferentes. Este modelo para já conhecido pelo nome de código P44 faz parte de um plano global da marca de Sochaux de modelos mais acessíveis, desenvolvidos especificamente para mercados emergentes como a Índia e a América Latina, embora tenha lançamento previsto também para a Europa.

Feito com base numa versão simplificada da plataforma CMP, o P44 partilhará o chassis e muitos elementos técnicos com as próximas geração do Citroën C3 (CC21, a lançar em 2023) e a dupla Citroën C3 Aircross/Opel Crossland (CC24/OV24) previstos para 2024. O Peugeot será um SUV urbano com cerca de 4,15 metros de comprimento a lançar em 2025, tendo como principal referência a América do Sul, mais concretamente o mercado brasileiro – com versões térmicas com etanol. A grande aposta na Europa será a versão elétrica e-1008.

O visual final do 1008 ainda não está completamente fechado, embora já existam alguns “sketches” que lançam pistas sobre o que podemos esperar. Tal como é possível constatar, o novo 1008 (que se posicionará abaixo do 2008) contará com linhas quadradas, muito ao estilo do Jeep Renegade, prometendo privilegiar o espaço interior e na bagageira, tendo em conta o segmento em que se insere. No fundo, o papel do e-1008 será o de substituir o citadino 108 (que se vai despedir no final de 2021). Os seus principais concorrentes serão o VW ID.1/ID.2 e o Renault 4 elétrico, mas também o Dacia Spring. O objetivo será colocar o e-1008 abaixo dos 20 mil euros. Como tal, é expectável que sejam aposta baterias pequenas e uma potência entre os 50 e os 80 cv. A produção será em Trnava (na Eslováquia) onde já estão feitos o Peugeot 208 e o Citroën C3.

Deixe uma resposta

*