Lexus apresenta buggy a hidrogénio

Lexus ROV Concept

ROV concept vem equipado com um motor “mil” a utilizar hidrogénio como combustível.

Não foi só a Toyota revelar um protótipo a utilizar hidrogénio como combustível. A “irmã” premium Lexus fez o mesmo através do ROV, acrónimo de Recreational Off-Highway Vehicle. Este buggy foi feito para mostrar que numa sociedade livre de emissões, é possível haver diversão ao volante, fora de estrada… Este ROV é UTV de dois lugares com 3,12 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,80 m de altura. Feito especialmente a pensar em brincadeiras fora de estrada, o protótipo vem apetrechado com uma suspensão de curso longo, para-lamas proeminentes, um arco de segurança, pneus de todo o terreno, além de uma significativa altura ao solo.

Mais importante do que isso, o ROV pretende dar pistas acerca de futuros modelos “todo o terreno” da Lexus a utilizar o hidrogénio como combustível – o que possibilita que seja praticamente isento de emissões, além de uma queima mais rápida. Para o efeito, a animar o concept está um motor 1.0 que utiliza hidrogénio como combustível – e não um 1.6 como o Yaris. O depósito de combustível do ROV está posicionado na zona inferior traseira, protegido por uma cobertura do chassis.

Para já, a Lexus não revelou as caraterísticas técnicas deste motor, num modelo que é muito pouco provável que avance para a produção e que serve sobretudo para demonstrar as possibilidades da utilização da tecnologia do hidrogénio.

Deixe um comentário

*