Aston Martin confirma edição de despedida do V12 Vantage

Aston Martin Vantage V12

Edição especial poderá ter o mesmo motor de 700 cv do V12 Speedster.

A Aston Martin confirmou através do Instagram que vai estrear um novo V12 Vantage no próximo ano. A descrição da marca britânica é bastante eloquente: “não é apenas uma edição limitada, é uma edição de despedida” – referindo-se ao motor V12. O vídeo associado ao post permite ouvir o “ronco” deste motor que fará a sua última aparição neste supercarro que deverá receber o nome V12 Vantage RS (designação que não é utilizada desde 2008). O motor em questão será o mesmo V12 5.2 biturbo com 700 cv e 753 Nm utilizado recentemente na edição limitada V12 Speedster. No interior, espera-se que esta versão RS traga um sistema de infotainment atualizado. Visualmente, tal como foi percetível pelas fotos espia no circuito de Nürburgring, este Vantage mais “espigado” terá ponteiras de escape posicionadas ao centro e várias entradas de ar adicionais.

Recorde-se que a marca de Gaydon irá apoiar-se em motores de seis cilindros em linha e V8 de origem Mercedes-AMG até à sua transição para a eletrificação total. Este passo, primeiro para o “downsizing” e depois rumo a uma gama “zero emissões”, é praticamente obrigatório devido às restrições cada vez maiores no campo das emissões de CO2 um pouco por todo o globo. Para já, a Aston Martin anunciou um DBX “mild hybrid” para a China, sendo que em breve será introduzida uma versão “eletrificada” do SUV na Europa.

A marca britânica já confirmou que o Vantage atual (que está em produção desde 2017 e que desde 2019 não oferece opção V12) será substituído por um modelo 100% elétrico em 2025 – altura em que desaparecerá a opção a combustão do DB11.

Deixe um comentário

*