Nissan Bluebird ganha nova vida com motor de um Leaf

Nissan Newbird

Berlina reconvertida serve para assinalar os 35 anos da fábrica de Sunderland, no Reino Unido.

A Nissan está a comemorar o 35.º aniversário da fábrica de Sunderland. E no âmbito dessas comemorações apresentou uma versão 100% elétrica do Bluebird, o primeiro modelo produzido na fábrica britânica em 1986.

Rebatizado com nome “Newbird” este exemplar único da berlina foi reconfigurado de forma a poder acolher um motor de um Leaf – um modelo elétrico produzido precisamente em Sunderland. Além do motor, o modelo “renascido” recebeu uma bateria de 40 kWh cujos módulos foram distribuídos entre o compartimento do motor e a bagageira, de modo a otimizar a distribuição de pesos. A mudança para um sistema “zero emissões” obrigou a mudanças na direção, sistema de travagem, suspensão e sistema de gestão térmica. A tomada de carregamento foi colocada no local do reabastecimento de combustível. Este Newbird permite carregamentos até 6,6 kW e tem uma autonomia estimada superior a 200 km. Além disso, o Newbird anuncia 0-100 km/h um pouco abaixo dos 15 segundos.

De modo a tornar este modelo especial ainda mais exclusivo, foi aplicada uma pintura especial inspirada nos anos 1980. Para acrescentar um tom moderno, o logótipo no capot é retroiluminado.

Deixe um comentário

*