“Pocket rocket” Toyota GRMN Yaris é limitado a 500 unidades

Toyota GRMN Yaris

Com apenas com dois lugares, a nova versão é mais leve e traz binário adicional comparativamente com o GR Yaris.

A Toyota revelou uma versão mais potente do GR Yaris no Tokyo Auto Salon. Com o nome GRMN Yaris, este “pocket rocket” é limitado a 500 unidades, exclusivas para o mercado japonês.

Este GRMN Yaris traz um conjunto importante de modificações face ao GR Yaris, podendo encaixar um Circuit Package ou um Rally Package – sendo que ambos permitem uma redução de peso face ao carro que lhe serve de base. Para começar, o GRMN traz uma caixa manual de seis velocidades com relações mais curtas entre a 1ª e a 4ª, contribuindo para uma utilização mais eficiente da faixa de potência do motor, segundo a marca. A juntar a isso, os bancos traseiros foram removidos e foi encaixado um capot em fibra de carbono. Comparado com o GR, este GRMN tem mais 545 soldas a ponto, o que contribui para maior rigidez da carroçaria. Foram também encaixadas novas bacquets da Recaro. O motor 1.6 de três cilindros turbo mantem os 272 cv na especificação japonesa – n.r. tem 261 cv na Europa -, embora o binário máximo tenha subido de 370 para 390 Nm. O GRMN Yaris conta ainda com diferenciais mecânicos de deslizamento limitado à frente e atrás, em vez dos diferenciais Torsen do GR.

Os “upgrades” do Circuit Package incluem jantes específicas de 18 polegadas da BBS, travões maiores, novas molas Bilstein (que o aproximam 1 cm do solo), uma asa em fibra de carbono, saias laterais alongadas, um novo lábio dianteiro e é 1 cm mais largo. Segundo a marca, esta versão é 20 kg mais leve que o GR. O GRMN Yaris Circuit Package vem pintado na cor Matte Steel e é limitado a 50 cópias. Já o Rally Package contempla novas molas e barras estabilizadoras, uma “roll-bar” e proteções inferiores na carroçaria. A juntar a isso, é 30 kg mais leve que o GR. O preço no Japão ronda os 65 mil euros.

Deixe um comentário

*