Modelo bávaro com visual retro será utilizado na próxima temporada do MotoGP.
A temporada de 2022 do MotoGP arrancará a 6 de março no Catar, mas agora, poucos dias após uma sessão de testes oficias que decorreram na Indonésia, foi apresentado o novo safety car. Trata-se do primeiro modelo puro de competição utilizado para este efeito: o BMW M2 CS Racing. Para o feito será utilizado um modelo quase igual de pista, com exceção nas barras luminosas no tejadilho e para faróis adicionais na grelha inferior. Além disso, junta uma decoração exterior específica alusiva aos 50 anos da BMW M, que este ano comemora 50 anos. Aliás, este é o primeiro modelo a utilizar os logótipos vintage da divisão desportiva. As cores azul, púrpura e vermelha foram utilizadas pela primeira vez no 3.0 CSL de 1973.
O motor é o conhecido 3.0 de seis cilindros S55 com tecnologia TwinPower Turbo capaz de debitar 280 cv e 450 cv, dependendo do Balance of Performance, e 550 Nm. O bloco opera em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, que foi reprogramada especificamente para ser utilizada em competição. A isso alia ainda algumas ajudas à condução com afinação específica, nomeadamente o ABS e DSC, além do diferencial de deslizamento limitado com refrigeração pré-carga e refrigerada de forma independente, assim como do veio de transmissão específico e tejadilho em fibra de carbono. A BMW M está a colaborar desde 1999 com o MotoGP.
A 24ª edição do MotoGP contará com uma etapa em Portugal, que se realizará no circuito de Portimão a 24 de abril. A época composta por 21 corridas terminará em novembro em Espanha. Em 2022 voltaremos a ter em pista o português Miguel Oliveira que continuará a defender as cores da KTM. O campeão do ano passado foi Fabio Quartararo (da Yamaha) que levou para casa de prémio um M5 CS.
Além do M2 CS, a BMW conta com outro safety car em inúmeras competições, nomeadamente o M3 e M4 Competition, o M5 CS, o M8 Competition Gran Coupé e o elétrico i40 M50.