Grupo BMW anuncia compra da Alpina

Alpina B8 Gran Coupe

A Alpina será integrada oficialmente no grupo bávaro a partir de 2026, ficando encarregue das versões de topo.

O grupo BMW vai aumentar o seu portefólio de marcas com a inclusão da Alpina, uma empresa conhecida por preparar modelos da marca bávara. Este negócio, cujos valores não foram revelados, ainda está sujeito à aprovação das autoridades e só deverá materializar-se em 2026. A partir dessa altura, a Alpina passará a assumir a produção das versões de topo B3 (feito com base no Série 3) e o B5 (feito com base no Série 5). Esta transição para o grupo BMW implicará a integração de grande parte dos quadros da Alpina. A própria Alpina continuará a garantir a produção de peças de substituição e de acessórios dos modelos atuais.

No acordo ficou definido que a Alpina utilizará o seu know-how para proporcionar serviços de mobilidade (para modelos térmicos e elétricos) a terceiros e para outras marcas que não a BMW. Além disso, será inaugurada uma nova filial da empresa que ficará encarregue do restauro de modelos clássicos da Alpina.

A relação da Alpina e da BMW remonta à década de 1960. O emblema de Buchloe tem-se especializado na preparação de modelos da marca de Munique, tornando-os ainda mais especiais com intervenções estéticas e ao nível dos motores (na imagem, o Alpina B8 Gran Coupe).

Deixe um comentário

*