Alpina B4 Gran Coupé tem mais binário que o M4 Competition

Alpina B4 Gran Coupé

Inédito modelo de quatro portas conta com um motor de seis cilindros com 495 cv.

Depois da segunda geração do B4 no formato coupé e cabriolet, o preparador Alpina traz a jogo a sua reinterpretação do Série 4 Gran Coupé. Esta inédita versão de quatro portas com selo da casa de Buchloer tem a particularidade de ter um motor 3.0 de seis cilindros em linha biturbo S58 a debitar 495 cv e 730 Nm – apenas menos 15 cv, mas com mais 80 Nm de binário que o M4 Competition. Para todos os efeitos, apesar disso, este modelo propõe-se a fazer a ponte entre as versões convencionais do Série 4 coupé de quatro portas e a mais “espigada” M4 Competition. Este motor surge acoplado a uma caixa automática de oito velocidades da ZF e com tração integral xDrive. O preparador alega que este modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 300 km/h.

Como é apanágio nos modelos da Alpina, este B4 mais familiar vem equipado com mais elementos que favorecem o comportamento, nomeadamente apoios debaixo do capot que reforçam a frente e que beneficiam a resposta da direção. Destaque também para a suspensão desportiva que permite um comportamento mais dinâmico, com um modo Comfort Plus a prometer fazer jus ao nome promovendo viagens mais confortáveis a velocidades mais elevadas. Já os modos Sport e Sport Plus trazem uma direção mais direta. Existe ainda um camber 1,25 mais negativo na dianteira, novas barras antiaproximação e novos componentes que visam proporcionar um comportamento mais dinâmico e uma experiência de condução mais comunicativa. O sistema de tração integral com base numa configuração de tração traseira recebe uma afinação específica. Este Gran Coupé recebe ainda um sistema de travagem atualizado de fábrica, com opção de travões mais potentes, com recurso a discos de alta performance. Adicionalmente, este Série 4 modificado recebe pneus Pirelli com podem ser de verão ou de inverno, incluindo uns P Zero. A Alpina redesenhou também as jantes de 20 polegadas, que são forjadas e pesam 12 kg cada.

Visualmente, destaque para os novos spoilers dianteiro e traseiro, quatro ponteiras do escape desportivo com um difusor entre elas. A cor exterior é o já caraterístico Alpina Blue, embora seja possível optar pelo Alpina Green. Por dentro, as opções de personalização são quase infinitas, com destaque para os revestimentos em couro especial Lavalina. As encomendas deste Alpina B4 Gran Coupé já estão abertas e as primeiras unidades chegarão em julho.

Deixe um comentário

*