Tata Avinya antecipa “ofensiva” de modelos elétricos

Tata Aninya Concept

Gigante indiano propõe autonomia até 500 km e carregamentos em meia hora.

Após alguns anos de silêncio, a indiana Tata, dona da Jaguar Land Rover, decidiu apresentar o protótipo Avinya que antecipa um conjunto de modelos elétricos a lançar a partir de 2025.

O concept, cujo nome quer dizer “inovação”, carateriza-se pelo visual bastante moderno, com os vãos curtos a mostrarem claramente que estamos perante um modelo feito com base numa plataforma específica para elétricos – que se chamará Gen 3. O Avinya é um crossover, algures entre um SUV e um monovolume, cujo visual é inspirado num catamarã. Tem portas de abertura suicida, jantes de grandes dimensões (similares às do VW ID.3), além de faróis de efeito “flutuante” de formato afilado inspirado no logótipo do fabricante indiano e câmaras em substituição dos espelhos retrovisores.

Esta proposta de cinco lugares, com um tamanho a encaixar no perfil dos pequenos familiares, traz uma linha de tejadilho elevada, o que permite um interior muito espaçoso, e pelo banco rotativo do passageiro da frente. O visual do habitáculo é minimalista e de estilo “lounge”, com uma enorme superfície vidrada e muito espaço para pernas, graças a uma generosa distância entre eixos. Destaque para a ausência de um ecrã central, surgindo em vez disso um ecrã no volante que mais parece uma consola de jogo.

Do ponto de vista técnico sabe-se que este modelo contará com uma autonomia até 500 km e que permitirá carregamentos rápidos em menos de meia hora. Os indianos prometem elevada conectividade e sistemas de assistência à condução de última geração. O foco dos novos Tata será a tranquilidade a bordo e não a dinâmica de condução. A Tata diz que está a investir para produzir as suas próprias baterias e encara a possibilidade de poder fazer os seus semicondutores. A nova Tata quer dedicar-se apenas a carros “verdes”, com os modelos elétricos a serem complementados por propostas a gás natural, por exemplo.

Deixe um comentário

*