BMW M revela protótipos CSL “secretos”

Protótipo BMW M CSL

Divisão desportiva mostra os inéditos M5 CSL, M6 CSL, M2 CSL e um M3 CSL com motor V8.

Ao longo da história da divisão desportiva da marca de Munique, apenas três modelos tiveram a honra de receber essa desejável sigla que se refere a Competition Sports e Lightweight: o 3.0 CSL de 1973, o E46 M3 CSL de 2003 e mais recentemente o M4 CSL. Agora, em jeito de comemoração dos seus 50 anos, a BMW M desvendou quatro protótipos que nunca tinha mostrado com a sigla CSL que nunca chegaram à produção.

O primeiro é o M3 CSL E46 V8, um “one-off” que não deve ser confundido com o M3 GTR. Os ensinamentos recolhidos com este concept com motor V8 4.0 S65VB40 com 430 cv foram aplicados em modelos como o S85 de motor V10 e o S65 de motor V8.

Tal como o M3 CSL V8, o M5 CSL E60 V10 tornou-se num protótipo de um novo motor V10 5.5 de 630 cv capaz de atingir 8750 rpm. Este concept consistia num M5 CSL com teto em carbono, bacquets da Recaro e sem bancos traseiros, permitindo-lhe ser 150 kg mais leve. A isso, este exemplar único (que foi criado por ocasião dos 25 anos da BMW M) junta uma suspensão com afinação específica e um sistema de arrefecimento especial – o que contribuiu para que conseguisse dar uma volta ao circuito de Nürburgring em 7 minutos e 50 segundos.

Já o E63 M6 CSL V10 foi concebido para desenvolver elementos de aerodinâmica ativa. Além de ser mais leve, este “one-off” tinha um spoiler traseiro automático e um spoiler dianteiro retrátil, concebidos para aumentar a performance. Além disso, este CSL trazia capas de espelhos M aerodinâmicas, que abriram caminho para as que ainda hoje são utilizadas nos modelos da BMW M.

Por fim, há um M2 CSL F87 com 450 cv e 550 Nm que chegou a ser desenvolvido juntamente com o M2 CS, embora nunca tenha avançado para produção. O CSL mais pequeno tinha duas bacquets, roll-bar, consola central em CFRP, asa traseira em fibra de carbono e travões carbocerâmicos.

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