Renault 5 clássico convertido num carro elétrico

Renault 5 Diamant

Franceses celebraram os 50 anos do icónico modelo com um “restomod” criado em conjunto com o designer Pierre Gonalons.

O Renault 5 é um dos modelos mais importantes da história da marca francesa, tendo vendido mais de 5 milhões de unidades entre 1972 e 1984. E, para assinalar meio século do seu lançamento, foi desenvolvido um “restomod” 100% elétrico criado em conjunto com o designer de interiores e de produto Pierre Gonalons. Este 5 Diamant é inspirado na joalharia.

A carroçaria viu as formas serem simplificadas e a pintura é formada por três camadas, com um tom dourado aplicado por cima de uma base cor de rosa, num efeito apelidado de “verniz fosco”. A isso junta uma grelha e para-choques dourados. Os faróis e farolins, por sua vez, recebem efeitos em forma de diamante, com as jantes em branco a serem inspiradas no Renault 5 Alpine, incluindo um logo em forma de sol ao centro.

Por dentro, os olhares concentram-se num volante de formato pouco ortodoxo, em espiral, e com efeito mármore e com o centro em couro polido, tendo as iniciais de Gonalons junto com o símbolo da marca. O resto do interior é minimalista, tendo três comandos circulares no tablier e uma doca para o smartphone que funciona como sistema de infotainment. O 5 Diamant também recorre à impressão digital para abrir e fechar as portas.

Para já, ainda não informação quanto ao motor e à bateria utilizada neste “show car”.

Este Diamant é um “one-off” que abre caminho para o regresso do Renault 5, sob a forma de um elétrico em 2024. Este novo modelo já tem confirmada uma versão Alpine.

Deixe um comentário

*