Alpine estreia A110 elétrico com 242 cv

Alpine A110 E-Ternité

Protótipo E-Ternité vem equipado com um tejadilho amovível.

A Alpine já confirmou que a próxima geração do A110 será elétrica, mas acaba de apresentar um protótipo que abre caminho para o futuro modelo, a lançar em 2025. O “one-off” chama-se E-Ternité, serve para assinalar 60 anos do lançamento do A110 original, e será mostrado pela primeira vez ao público este fim de semana no Grande Prémio de França de Fórmula 1.

O coupé francês elétrico vem equipado com alguns sistemas que lhe permitem reduzir e otimizar a distribuição de peso ao máximo (com uma distribuição de 42:58), de modo a que não seja comprometida a agilidade caraterística deste modelo de motor central. Este laboratório sobre rodas recorre à plataforma CMF-EV e às mesmas baterias utilizadas no Renault Mégane E-Tech Electric. Contudo, traz uma otimização específica ao nível do chassis. A bateria tem 60 kWh de capacidade, está dividida em quatro módulos e pesa 392 kg, contribuindo para o protótipo pese apenas mais 258 kg face ao modelo atual – colocando o E-Ternité nos 1378 kg. Ao mesmo tempo, as baterias permitem um alcance até 420 km. A nível de potência, o protótipo elétrico aproxima-se do modelo a combustão com 242 cv e 300 Nm, possibilitando que este A110 consiga acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinja uma velocidade máxima de 250 km/h. Segundo o fabricante, a potência é gerida através de uma versão adaptada da caixa de dupla embraiagem do A110 a gasolina, desenvolvida em conjunto com a Getrag.

Este protótipo funcional tem ainda a particularidade de ser um modelo “drop top”, contando com um tejadilho amovível, feito parcialmente em carbono reciclado – uma solução que permite ter menos impacto na rigidez do carro e na sua silhueta.

O protótipo conta para o efeito com uma suspensão específica, com molas modificada, uma barra antiaproximação traseira revista, reforços traseiros e novos amortecedores da Ohlins.

Deixe um comentário

*