Protótipo Aceman antecipa novo design da Mini

Mini Concept Aceman

Crossover compacto elétrico avançará para produção em 2024.

A Mini apresentou o Concept Aceman, em jeito de projeção da sua nova orientação estética. Este crossover compacto 100% elétrico chegará à produção em 2024, preenchendo um espaço na gama entre o Cooper e o Countryman.

Este Aceman é acima de tudo o primeiro exemplo da linha Charismatic Simplicity, que pretende conjugar o minimalismo com a sustentabilidade. Este protótipo traz uma forma “quadrada” e com as rodas nas extremidades, de forma minimizar o comprimento dos vãos dianteiro e traseiro. Estamos perante um modelo com 4,05 metros de comprimento e 1,99 m de largura. Na dianteira, o Aceman conta com uma área superior em LED com o padrão da Union Jack, com um contorno em verde. Os faróis são mais angulares do que o habitual nos modelos da marca britânica, complementados por luzes de presença em redor dos faróis e com LED no interior. Existem proteções à volta das jantes de 20 polegadas e cinco raios, assim como na zona inferior da carroçaria. Além disso, há uma base no tejadilho em tons de bronze que assume também a forma da Union Jack. Na traseira, com um formato próximo de um hatchback, destaque para o spoiler preto no final do vidro traseiro e para os farolins Union Jack. O exterior é pintado na cor Icy Sunglow Green, com o tejadilho em British Racing Green metalizado.

Por dentro, realce para o ecrã central redondo onde é projetada não só a instrumentação como o infotainment. Por baixo do ecrã encontram-se alguns botões, incluindo o travão, o seletor da caixa, o dos modos de condução e do volume. Em complemento, há projetores que podem exibir informação, por exemplo, um mapa, no tablier. O Aceman recorre a sobretudo a revestimentos feitos a partir de tecidos reciclados e a um volante em verde aveludado.

Quando alguém se atravessa à frente do carro, o carro emite um som dependendo da distância a que a pessoa está do carro. Inclusivamente, os faróis podem “piscar”. Já sempre que alguém abrir uma das portas, há luz projetada no chão.

O concept é feito com base na nova plataforma Sporlight, desenvolvida em conjunto com a Great Wall, que servirá de base para a próxima geração do Mini hatch. Não foram reveladas as caraterísticas técnicas deste modelo. O Aceman funcionará como uma espécie de substituto do Clubman, que será descontinuado em meados do próximo ano.

O Aceman concept fará a sua estreia em público na Gamescom, uma convenção de videojogos, que realizar-se-á em Colónia (na Alemanha), a partir de 23 de agosto.

Deixe um comentário

*