Rodin FZero quer ser o carro mais rápido do mundo

Rodin FZero

“Single seater” neozelandês tem um sistema híbrido com 1160 cv.

A start-up Rodin Cars revelou o projeto FZero, um hipercarro de estilo “batmobile” com 5500 mm de comprimento, 2200 mm de largura, 3000 mm distância entre eixos e apenas 1130 mm de altura. Este “single seater” neozelandês tem a particularidade de pesar singelos 698 kg (antes de qualquer tipo de fluídos) – menos 50 kg do que um F1. Isto foi possível graças à utilização de fibra de carbono no chassis tubular e de travões carbocerâmicos com discos de 380 mm à frente e atrás. Para isso contribuíram também as jantes em magnésio forjado de 18 polegadas da OZ Racing, por sua vez “calçadas” por pneus “slicks” da Avon. Destaque ainda para a suspensão independente de competição com ajuste hidráulico e para a carroçaria criada com recurso a CFD.

O sistema propulsor desta máquina exclusiva para pista é formado por um V10 4.0 biturbo de colocação central que promete ser “revolucionário”, desenvolvido em conjunto com a Neil Brown Engineering. Debita 986 cv às 9000 rpm e 910 Nm às 7250 rpm. Este motor tem o “red line” às 10.000 rpm e surge acoplado a uma caixa de oito velocidades da Ricardo. O motor térmico é auxiliado por um motor elétrico, para um débito conjunto de 1160 cv e 1026 Nm enviados para as rodas traseiras.

Os primeiros protótipos funcionais deste modelo de “track day” começarão a ser testados ainda este ano (no centro de testes do circuito de Donington Park), com a promessa de atingir uma “downforce” de 4000 kg e 360 km/h de velocidade máxima.

Tendo como mote ser o “carro mais rápido do planeta”, este FZero terá uma produção limitada a 27 unidades. Os primeiros donos receberão os carros a partir do próximo verão. O preço começa nos 2,1 milhões de euros. Mais tarde está prevista uma versão de estrada.

2 Comments

  1. Queria saber onde ele vai andar…porque as estradas tem limite de velocidade… Onde está a coerência em se criar um carro que não pode usar todo seu potencial, porque isso seria contra as leis de trânsito?… Ou será que os donos terão estradas próprias para seus carros?… 🤔🤔

Deixe um comentário

*