Audi aprimora RS Q e-tron para o Dakar

Audi RS Q e-tron E2

 

Modelo de competição eletrificado promete melhorias ao nível da dinâmica e eficiência.

A Audi apresentou uma versão melhorada do RS Q e-tron. Esta versão atualizada no modelo de competição eletrificado voltará a ser arma da marca alemã para o Dakar. Em primeiro lugar, este E2 recebeu uma carroçaria totalmente redesenhada.

Em 2022, o modelo 4×4 foi conduzido no Dakar por Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström, chegando mesmo a vencer quatro etapas. Apesar disso, a participação do carro ficou marcada por alguns incidentes, que acabaram por impedir que andasse pelos lugares cimeiros da classificação – com Ekström a ser o melhor classificado, em nono lugar. Por esse motivo, a marca alemã apostou num modelo significativamente modificado. A mudanças na carroçaria incidiram sobretudo na melhoria da componente aerodinâmica. Outra novidade é o cockpit mais largo. A Audi optou ainda por remover os para-lamas tipo “pata de elefante” entre as rodas da frente e a porta, poupando com isso peso e melhorando a circulação do ar. O novo carro tem 4670 mm de comprimento (mais 170 mm do que antes), 2300 mm de altura e 1950 mm largura. O efeito de arrasto foi reduzido em cerca de 15%.

Já a velocidade máxima manteve-se limitada a cerca de 169 km/h, o que permite aumentar a eficiência, segundo o fabricante. A Audi diz ainda que reduziu o peso do carro em várias dezenas de quilos.

Os engenheiros aumentaram o tamanho do cockpit de modo a cumprir as novas regras T1U. Restruturou também todos os comandos e mostradores, incluindo um novo comando rotativo que permite entre quatro “áreas de sistemas”.

O sistema propulsor continua a ser igual ao anterior, com três motores elétricos de 33 kg (um gerador e um por cada um dos eixos), a enviarem 290 cv para as quatro rodas. Estes motores são coadjuvados por um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina que tem a função de carregar a bateria, ajudando a aumentar a autonomia nas etapas mais longas. A marca fez apenas pequenas afinações, nomeadamente a nível do software dos controladores de potência com limites individuais para cada motor que são constantemente recalibrados. O controlo do ar condicionado, dos ventiladores, entre outros, também foram retrabalhados para reduzir o seu consumo de energia.

O RS Q e-tron E2 estrear-se-á no Rali de Marrocos a 1 de outubro.

Deixe um comentário

*